• Carregando...
No primeiro dia de vacinação contra a poliomielite, 19,4% da população-alvo de Curitiba já recebeu sua dose | Gabriel Rosa/SMCS
No primeiro dia de vacinação contra a poliomielite, 19,4% da população-alvo de Curitiba já recebeu sua dose| Foto: Gabriel Rosa/SMCS

No primeiro dia da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, que segue até o dia 31 de agosto, Curitiba já atingiu 19,4% da população-alvo da cidade, ou seja, 19,8 mil crianças com idade entre seis meses e cinco anos já foram vacinadas. A meta para a campanha é imunizar pelo menos 95% do total da população-alvo – 96.648 das 101.735 crianças.

Junto com a vacina de combate a poliomielite as equipes de saúde também verificam se a carteira de vacinação está em dia. Caso haja alguma irregularidade, as crianças também devem receber as aplicações em atraso.

Para receber a dose contra a poliomielite os pais devem levar os filhos até uma das unidades de saúde de Curitiba e ter em mãos a carteira de vacina dos pequenos.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença infecciosa que deixa sequelas e pode até matar. Ela é causada por um vírus, que afeta o sistema nervoso e pode provocar quadros de paralisia. Os sintomas iniciais são febre, cansaço, dor de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos braços e nas pernas. Indicadores apontam que uma em cada 200 pessoas infectadas pelo vírus apresenta paralisia irreversível, geralmente nas pernas.

Casos

A última vez que o Brasil teve um prognóstico confirmado de poliomielite foi em 1990. Curitiba não tem registro do caso deste m 1985. Oficialmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a poliomielite erradicada das Américas em 1994 e da Europa em 1999.

De acordo com a OMS, dez países registraram casos da doença entre 2013 e 2014 – Afeganistão, Camarões, Etiópia, Guiné Equatorial, Iraque, Nigéria, Paquistão, Quênia, Síria e Somália. Neste ano, até 14 de julho, foram notificados 33 casos (28 no Paquistão e cinco no Afeganistão).

Em 2014, a OMS decretou emergência sanitária mundial diante do risco de contágio da poliomielite, depois de detectar casos em mais de uma dezena de países concentrados entre a África, Oriente Médio e Ásia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]