• Carregando...
Capital já alcançou a meta de vacinar 80% do público-alvo contra a gripe. | Brunno Covello/Gazeta do Povo
Capital já alcançou a meta de vacinar 80% do público-alvo contra a gripe.| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

Curitiba atingiu a meta da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, imunizando 80,5% da população integrante dos grupos vulneráveis até a quarta-feira (27). A situação no estado do Paraná também caminha para bater a meta: até esta quinta-feira (28), já haviam recebido a imunização 75,5% das pessoas que compõem o público-alvo. O Ministério da Saúde optou por prorrogar a vacinação até o dia 5 de junho para ampliar a cobertura da vacina. Devem receber a dose gestantes, idosos, crianças e mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias.

Sintomas

Confira os principais sintomas da gripe:

Comuns

Febre, tosse ou dor na garganta.

Possíveis

Dor de cabeça, dor muscular e nas articulações

Graves

Falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração

Fonte: Ministério da Saúde

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em todo o Paraná já foram imunizadas 75,5% das pessoas que devem tomar a vacina. Os grupos vulneráveis que mais compareceram aos postos de saúde para fazer a imunização foram as mulheres no pós-parto (91%), indígenas (88%) e idosos (83%). Por outro lado, ainda é preciso ampliar a cobertura para gestantes (60%), profissionais da saúde (61%) e crianças (68%).

Em Curitiba, apesar de a capital já ter batido a meta geral, os resultados para crianças e gestantes ainda estão abaixo do esperado. Entre as crianças, foram aplicadas 72.790 doses (71,2%). Já entre as gestantes, até agora 12.151 receberam a vacina (64,2% do total). Ainda na capital, entre as pessoas portadoras de doenças crônicas – grupo que não tem meta a atingir por não ser possível contabilizar – já foram vacinadas 51.241 pessoas, além de outras 304.548 dos outros grupos.

É dose

A intenção do Ministério da Saúde é vacinar, em 2015, 39,7 milhões de pessoas contra a gripe até o dia 5 de junho – fim da campanha. Para o Paraná serão enviadas 2,9 milhões de doses da vacina. O mesmo número do ano passado. Quem não faz parte do grupo prioritário também pode buscar a imunização. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que, durante uma epidemia sazonal de influenza, até 15% da população é infectada. A doença também pode evoluir para casos mais graves, como uma pneumonia e até levar a morte. Ainda de acordo com a OMS, cerca de 500 mil mortes são causadas pela gripe a cada ano – idosos e portadores de doenças crônicas são as principais vítimas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]