• Carregando...
 |
| Foto:

Depois de dois dias com bloqueios, um trecho da BR-277 em Nova Laranjeiras foi desocupado por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no início da tarde desta sexta-feira (20). Cerca de 3 mil manifestantes se revezaram no protesto, no quilômetro 468 da rodovia. Eles deixaram o local por volta das 14h45, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal do Paraná (PRF). O trânsito começa a fluir com lentidão em ambos os sentidos.

O grupo protesta contra a reintegração de posse da Fazenda Santa Maria, que pertence a investigados da Operação Lava Jato. A fazenda é ocupada por cerca de 2,5 mil pessoas desde o dia 18 de março. Os manifestantes reivindicam audiência com o governador Beto Richa (PSDB) para discutir sobre as áreas em conflito agrário no estado.

Na noite de quarta-feira (18), cerca de 500 integrantes do movimento já haviam bloqueado a passagem da BR-277; o bloqueio durou 24 horas e foi desfeito na noite de quinta-feira (19).

Reivindicações

Além da audiência com o governador do Paraná, o MST também pede o afastamento imediato de Valdir Rossoni da Secretaria da Casa Civil e a suspensão das reintegrações de posse pela Secretaria de Segurança Pública (SESP).

De acordo com a assessoria do governo estadual, havia uma espécie de acordo para a realização de uma reunião, na próxima semana, entre representantes do governo e do movimento condicionada à liberação de todos os bloqueios. Com a nova interdição na BR-277, o governo declarou que vai rever o acordo.

Pedágios ocupados

Em Arapongas, uma praça de pedágio na BR-369 também está ocupada desde ontem pela manhã. Cerca de cem pessoas ligadas ao MST mantêm as cancelas abertas, deixando que os carros passem sem pagar.

Ainda na quinta-feira, outra praça de pedágio, em Mandaguari (BR-376), foi ocupada pela manhã e liberada apenas no fim da tarde.

Desvios possíveis

Motoristas que precisem passar pelo local podem desviar por Candói, Chopinzinho, Quedas do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida e Cascavel, com o prejuízo de aumentar o percurso em cerca de 130 quilômetros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]