• Carregando...
 | Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo

“Dois anos atrás, quando esta história começou, eu disse que o Lula seria preso. Riram de mim”, diz um criminalista que defende réus da Lava Jato. “Um ano atrás, começaram a aparecer bonecos dele de roupa de presidiário. Agora, já discutimos a possibilidade de prisão a sério.” O impensável em 2014 se tornou possível em 2016. Mas será que a prisão do presidente que bateu recordes de popularidade há cinco anos está mesmo por acontecer? E o que ela significaria?

Ninguém tem como saber hoje qual é o futuro de Lula: nem os integrantes da força-tarefa, nem o juiz Sergio Moro, nem o próprio Lula. As investigações contra ele começaram a se avolumar. Antes simplesmente citado aqui e ali nas delações, o ex-presidente passou a ser investigado em pelo menos duas frentes: na Lava Jato e na Operação Zelotes, que investiga fraudes na Receita Federal.

Embora aliados insistam em desmerecer as acusações, é difícil dizer que as suspeitas deem em nada. No caso do triplex no Guarujá, a suspeita é de que uma empreiteira tenha beneficiado o petista com uma reforma em um apartamento – que não era dele, já que Lula tinha apenas uma cota-parte no empreendimento.

Na história do sítio de Atibaia, tudo é mais nebuloso. Embora jurem que o imóvel não era de Lula, os petistas estão tendo trabalho para explicar por que o presidente esteve 111 vezes num terreno que recebeu benfeitorias de uma empreiteira e por que tratava o lugar como se fosse seu – dando festas, cultivando hortas e recebendo pessoas. Isso pode levá-lo à prisão? Os advogados que estão envolvidos na Lava Jato têm impressões que variam.

Um deles diz que não há clima no país para prender Lula, até pela importância política e social dele. Há muito se fala que isso causaria uma convulsão social. E, além disso, uma prisão que viesse a se mostrar sem motivo mais tarde, em se tratando de quem se trata, poderia desmoralizar completamente a operação inteira, colocando em risco o trabalho já feito pela Polícia Federal e pelo Ministério Público.

Se pode ser um marco para a Lava Jato, marcando sua derrocada, pode ser também um ponto de inflexão para os investigados. No PT, não se fala com todas as letras. E obviamente ninguém no partido torce pela prisão do ex-presidente, que acarretaria um imenso desgaste para a já abalada sigla. Mas se dá a entender que Lula pode ser o mártir de que o partido precisa para sair da defensiva e jogar a população contra supostos exageros da Lava Jato.

O PETISMO

Como o PT reagiria é algo incerto. Manifestações de rua? Quase certo. Manifestos impressos? Também. Mas o que mais? O que se sabe é que o partido está encolhendo e se sente nas cordas, apesar de ainda ocupar os cargos mais altos da República. No momento em que seu líder máximo está ameaçado, parece que o clima é de tudo ou nada. Ou o petismo se reergue ou fica marcado para sempre por um escândalo sem precedentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]