A Escola Municipal Ernesto Milani, de Quatro Barras, está sempre presente no Espaço Ler e Pensar. Também pudera, os trabalhos desenvolvidos pelos professores são inspiração para quem atua em sala de aula.
Nesse sentido, a professora Eliziana Ladwing Vieira realizou uma prática com todas as suas turmas do 1.º a 5.º ano. Ela utilizou a matéria “Paranismo, seus pinhões e pinheiros”, publicada na Gazeta do Povo, no dia 1.º de junho deste ano, para apresentar o movimento artístico paranaense que se desenvolveu entre as décadas de 1920 e 1930. “Nosso objetivo foi a utilização do jornal como ferramenta difusora da cultura paranaense, além de mostrar às crianças a importância desse movimento para a arquitetura do nosso Estado. ” Explica a professora.
Os alunos fizeram a leitura, em grupo, da matéria indicada pela docente. Logo após, discutiram sobre a importância dos símbolos, seus significados, e identificaram os que representam o estado do Paraná. A professora enfatizou os artistas mais relevantes do período e o modo como eles expressavam suas identidades por meio de relevos e desenhos nos prédios e calçadas de Curitiba.
Simbologia da nossa terra
Ao realizarem a atividade, os estudantes notaram a presença de alguns símbolos bordados no brasão do município de Quatro Barras: a erva-mate e o pinheiro. A partir dessa observação, fizeram um resgate histórico do motivo pelo qual eles representam a cidade.
Para finalizar, as turmas participaram de aulas expositivas acerca das técnicas de pintura empregadas pelos artistas do movimento, e produziram suas próprias obras paranistas. “Conversamos sobre a diferença entre, desenho, pintura, escultura, relevo e gravura como técnicas artísticas, e depois foi apresentada a técnica de gravura com matriz de isopor. Cada aluno produziu sua matriz, com tema Paranista, e fez uma impressão de gravura com tinta guache. ” Relatou a professora de Educação Artística.
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