• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O desfile das escolas de samba de Antonina parou a cidade na noite deste domingo (7), no litoral do Paraná. Três escolas desfilaram pela avenida e animaram o público até as 3 horas. A chuva não espantou o público, que acompanhou o desfile até o final na Avenida do Samba. A escola Brinca Para Não Chorar deu a largada ao desfile. Em seguida foi a vez da Escola de Samba do Batel, que organizou a festa em apenas 15 dias, já que o carnaval em Antonina chegou a ser cancelado por causa do risco de epidemia de dengue. O samba enredo foi O Grande Circo e cerca de 700 pessoas em sete alas foram responsáveis pela animação do público.

Em Antonina, o desfile das escolas de samba reuniu 10 mil pessoas. Duas pessoas foram presas pela PM, um rapaz de 23 anos por porte de drogas e um de 19 por tentar beijar uma mulher a força.

Veja imagens do desfile

A última escola a entrar na Avenida foi a Filhos da Capela, com o enredo sobre sustentabilidade. Entre as fantasias que passaram pela avenida havia agentes de combate à dengue, por exemplo. Cerca de 600 pessoas desfilaram na escola em dez alas. “O carnaval de Antonina é caracterizado por ser feito pelo próprio povo da cidade, de última hora, as coisas acontecem no último momento”, explica Márcio Machado, responsável pelos carros alegóricos da Filhos da Capela.

De fato, os preparativos foram feitos de última hora. Na sexta-feira (5) os carros alegóricos das escolas da cidade estavam começando a serem preparados. “Está maravilhoso. Foram poucos dias para esse pessoal se organizar e fizeram milagre”, disse a professora aposentada Marjorie Fonseca, que veio de Curitiba assistir ao desfile.

Na avenida, era comum encontrar famílias inteiras desfilando. A aposentada Iolanda Pinto, de 82 anos, desfila desde os 20 na Escola de Samba Filhos da Capela e traz a família toda. “Vem todas as meninas, o rapaz. Meu filho quem fez as carretas [carros alegóricos] esse ano”, conta Iolanda. Rivalidade Tradicionais na cidade, as escolas do Batel e a Filhos da Capela carregam uma saudável rivalidade entre si. “Você imagina dois grandes times de futebol em uma cidade grande e pode imaginar duas grandes escolas em uma cidade pequena. A rivalidade existe, a gente evita de usar as cores deles”, brinca Machado.

Estrutura

Neste ano o carnaval em Antonina não contou com um grande investimento da prefeitura da cidade. As arquibancadas não foram montadas e também não havia grades de proteção separando o público da Avenida. A iluminação vinha apenas dos postes da cidade. Mesmo assim, o público se divertiu e não deixou de acompanhar o desfile das escolas de samba.

  • Desfile agitou Antonina, no Litoral do Paraná, na noite deste domingo (7)
  • Três escolas passaram pela Avenida do Samba
  • Chuva forte não atrapalho a festa, que foi até a madrugada
  • Mesmo com chuva, público compareceu em peso ao desfile
  • Famílias se divertem em festa de Carnaval em Antonina, no Litoral do PR
  • O recado está dado: combate à dengue tem que ser levado a sério
  • Beleza na Avenida do Samba em Antonina
  • Mestre-sala e porta-bandeira da escola Filhos da Capela
  • Desfile das escolas de samba em Antonina
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]