• Carregando...
Manifestantes passam pela rua Mariano Torres | Marcelo Rodrigues/Arquivo Pessoal
Manifestantes passam pela rua Mariano Torres| Foto: Marcelo Rodrigues/Arquivo Pessoal

Em assembleia realizada no final da manhã desta terça-feira (28), os servidores ligados à Urbs decidiram manter a greve, deflagrada na segunda-feira (27). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Estado do Paraná (SindiUrbano), embora a empresa tenha depositado os salários atrasados nesta terça-feira (28), a categoria está insatisfeita com o andamento da negociação da data-base.

A última proposta da Urbs é aplicar um reajuste salarial, levando em conta a inflação, de forma parcelada. Para o Sindiurbano, o reajuste deveria ser pago de forma integral e afetar também os benefícios, e não somente o salário. A empresa deve apresentar uma contraproposta até 10 de agosto.

Na assembleia desta manhã, duas possibilidades foram colocadas em votação: a manutenção da greve ou a suspensão da paralisação e com a condição de que a Urbs apresente a nova proposta de data-base aos servidores até o dia 10. A ampla maioria optou pela continuidade da greve.

A assembleia dos servidores começou por volta das 9 horas na Urbs, localizada na Rodoviária de Curitiba. Lá, os servidores decidiram fazer uma passeata até a prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico, onde encerraram o ato. Cerca de 300 pessoas participaram da passeata.

Liminar

Metade dos servidores da Urbs deve voltar ao trabalho nesta quarta-feira (29), em cumprimento a uma liminar da Justiça do Trabalho, que determinou a manutenção parcial dos serviços durante a greve, com a permanência de um mínimo 50% dos servidores em seus postos de trabalho.

Em reunião na tarde desta terça-feira (28), Urbs e SindiUrbano determinaram o número de trabalhadores equivalente a estes 50%, em cada setor e carreira da empresa. Alguns funcionários da área administrativa já retornaram ao trabalho na própria terça-feira, segundo informações do sindicato.

O Sindiurbano informou que já recorreu da liminar. Até a análise do recurso, contudo, a categoria se compromete a atender a determinação.

Serviços

São cerca de 1,5 mil funcionários ligados à Urbs. Do total, mais de 400 agentes atuam nas ruas de Curitiba, em serviços ligados ao estacionamento rotativo e à fiscalização do transporte coletivo. Na Rodoviária e nas Ruas da Cidadania, os servidores também são responsáveis pelos serviços ligados ao cartão do transporte coletivo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]