• Carregando...
 | ATILA ALBERTI/Tribuna do Parana
| Foto: ATILA ALBERTI/Tribuna do Parana

Funcionários da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar)que trabalham no Hospital de Clínicas de Curitiba devem entrar em greve nesta segunda-feira (9). A paralisação será deflagrada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba (Sinditest), sob a alegação de que a administração da Funpar está se recusando a negociar com a diretoria do Sinditest o acordo coletivo de aproximadamente 900 trabalhadores. A data-base dos funcionários da Funpar é o dia 1º de maio.

A questão ainda envolve uma briga jurídica em relação a qual sindicato deve representar os funcionários da Funpar. Em nota oficial, a direção do hospital, da Funpar e da reitoria UFPR alegam que a 8ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu, por unanimidade, que “os funcionários do Complexo Hospital de Clínicas/Funpar devem ser representados pelo Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativa, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Paraná (Senalba)” e não pelo Sinditest.

A universidade, a fundação e o HC informam que manterão canal de diálogo permanente com os trabalhadores somente por meio da representação legal. A decisão do TST foi dada em resposta à ação movida pelo Sinditest em 2014, sob o argumento de que a organização seria a legítima representante dos trabalhadores Funpar.

Já o Sinditest deve tentar reverter essa decisão. Em nota oficial publicada no site, alega que o Senalba é “representante de patrão”. A orientação do Sinditest é que os trabalhadores da Funpar/HC se reúnam em frente à entrada principal do hospital a partir das 7 horas de segunda-feira.

A assessoria do HC ainda não sabe prever qual será o impacto da greve no atendimento ao público.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]