• Carregando...
Se necessário, RN, RS e SE poderão prorrogar a permanência da Força Nacional. | Antônio Cruz/Agência Brasil
Se necessário, RN, RS e SE poderão prorrogar a permanência da Força Nacional.| Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O Ministério da Justiça autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública para apoio aos stados do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Sergipe. A decisão, publicada na edição desta segunda-feira, 20, do Diário Oficial da União (DOU), faz parte dos convênios firmados entre a União e os Estados no âmbito do Plano Nacional de Segurança Pública.

Força Nacional é disputada por estados com segurança em crise e sem dinheiro

Leia a matéria completa

As equipes da Força Nacional irão trabalhar nos estados por 180 dias “nas ações de policiamento ostensivo, polícia judiciária, e perícia forense, com o objetivo de reduzir homicídios dolosos, feminicídios, violência contra a mulher, e de combater a criminalidade organizada transnacional, em especial, os tráficos de drogas e de armas”.

De acordo com o Ministério da Justiça, a atuação e o número de profissionais obedece ao planejamento conjunto entre os órgãos envolvidos. Se necessário, o prazo do apoio prestado pela Força Nacional poderá ser prorrogado.

Em 2017, a Força Nacional teve aumento de 37% no orçamento, indo de R$ 293 milhões em 2016 para os atuais R$ 471 milhões. O aumento do orçamento não previa isso, mas, com a crise de segurança no país, em especial nos presídios, o contingente se transformou na principal alternativa de conter a violência em ao menos seis estados - além do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe, Amazona, Espírito Santo e Rio de Janeiro também receberam reforço policial esse ano.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]