• Carregando...

A experiência da leitura entre pacientes de longa permanência tem trazido bons resultados também no Hospital do Trabalhador, em Curitiba. Mais de cinco mil livros já foram doados a pacientes e acompanhantes que passaram pela unidade nos últimos seis meses.

A iniciativa rendeu ao Hospital do Trabalhador, vinculado ao governo do estado, um prêmio de reconhecimento pela implantação da primeira biblioteca do país destinada a pacientes de um hospital 100% público. O título foi concedido em março pela Rank Brasil, empresa especializada em recordes, e homenageia a equipe de voluntários que idealizou o projeto em 2014.

Doe seu livro

Para doar entre em contato com o Hospital do Trabalhador pelo telefone (41) 3212-5700. A equipe pode fazer a retirada dos livros em Curitiba e região metropolitana ou os interessados podem entregar as doações no hospital.

Os livros a salvo no leito do hospital

A leitura tem promovido transformações em pacientes dos hospitais Pequeno Príncipe e do Trabalhador, em Curitiba

Leia a matéria completa

O diretor da Rank Brasil, Luciano Cadari, diz ter feito uma ampla pesquisa na rede pública de saúde e não encontrou nada parecido no país. Também foi homenageado o maior doador de livros até agora, Weslei Oliveira. O livro não precisa ser devolvido à biblioteca do hospital e o paciente pode levá-lo para casa mesmo após a alta médica. Os exemplares estão à disposição também dos usuários que vão ao hospital para consultas e exames no ambulatório.

Voluntário e idealizador do projeto, Luciano José Oliveira destaca como um livro pode fazer a diferença na vida de um paciente. Ele recorda o caso de um pedreiro que ficou tetraplégico com menos de 30 anos ao cair do terceiro andar de uma construção. Luciano passava nos quartos entregando livros quando notou o paciente olhando-o com desdém ao recusar um exemplar. Imediatamente ele saiu correndo dali em direção à biblioteca do hospital.

Luciano retornou em poucos minutos com um embrulho para o paciente. “É uma Bíblia?”, perguntou o rapaz ao notar o formato da embalagem. E desandou a chorar, dizendo que não fazia mais sentido viver. “A sua vida não acabou, apenas está recomeçando de outra maneira”, disse Luciano. Até a alta médica, há três meses, ele ainda viu o paciente lendo algumas passagens bíblicas com ajuda de alguém que segurava o livro na altura dos olhos dele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]