• Carregando...
 | Hugo Harada/Gazeta do Povo
| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Os problemas de iluminação do Jardim Botânico, que incomodam os frequentadores ainda mais durante o outono e inverno, quando os dias são mais curtos, devem persistir, pelo menos, até o fim do primeiro semestre. Segundo a Secretaria de Obras Públicas, esse é o prazo para que se iniciem as obras de revitalização da iluminação de oito parques e praças de Curitiba, entre os quais está o Jardim Botânico. Esse é o melhor cenário. Mas a previsão para o término das obras é de 150 dias, e, nesse caso, o problema seria resolvido apenas em novembro.

A licitação para as obras já está em andamento e, nesse momento, a documentação das empresas está sendo avaliada. O novo projeto luminotécnico do Jardim Botânico inclui a troca das 48 luminárias atuais por outras 106 a lâmpada LED, que devem promover economia e melhor iluminação.

As luminárias serão distribuídas por toda a extensão do parque, incluindo o velódromo, onde hoje há apenas dois superpostes.As lâmpadas instaladas terão 40, 200 e 220 watts. Além melhorar a iluminação do local, um dos objetivos do projeto será dificultar o roubo de cabos, que, conforme a secretaria, é um problema recorrente e causa, nesse momento, o apagamento das luzes da estufa.

A estufa pode voltar a ser iluminada antes da revitalização se houver manutenção no cabeamento, porém, a Secretaria de Obras Públicas não sabe informar no momento se há manutenção planejada para o local.

Outros parques

Assim como no Jardim Botânico, a iluminação do Parque Atuba também será revitalizada após a finalização da licitação. As obras em ambos os parques fazem parte do Plano de Iluminação Pública de Curitiba, lançado no final do ano passado, e que já restaurou a iluminação dos parques Tanguá, Barigui e São Lourenço. Atualmente, os sistemas dos parques Tingui e Lago Azul estão sendo revitalizados.

Sobre o Parque Bacacheri, cujos problemas de iluminação foram apontados em reportagem da RPCTV, a assessoria da secretaria alega que houve um problema no sistema que apagou algumas lâmpadas e superpostes. No que diz respeito aos superpostes, a questão já teria sido resolvida, enquanto as luzes que iluminam a pista de caminhada estariam passando por manutenção. A previsão é que até a semana que vem toda a iluminação esteja normalizada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]