• Carregando...
Resgate continua em Mariana. | Ricardo Moraes/Reuters
Resgate continua em Mariana.| Foto: Ricardo Moraes/Reuters

O “tsunami de lama” provocado pelo rompimento de duas barragens em Minas Gerais deve chegar ao Espírito Santo até segunda-feira (9). A previsão é do Serviço Geológico do Brasil, que emitiu alerta de risco de enchentes para 15 cidades às margens do rio Doce, inundado após o acidente.

O serviço afirma que a onda de cheia deve elevar o nível do rio em cerca de 1,5 metro, mas não necessariamente irá causar enchentes. Ele ainda informa que a situação está sendo monitorada 24 horas por dia.

Em nota, a Prefeitura de Colatina (ES) – a primeira grande cidade capixaba que deve ser atingida – afirma que devido a qualidade da água que chegará ao município, “o abastecimento ficará suspenso em toda a cidade a partir do momento que a onda de dejetos chegar” e que “análises serão feitas constantemente até que a qualidade da água seja apta para o consumo humano”.

A administração de Linhares (ES), onde a lama deve chegar na terça-feira (10), informa que “não há qualquer risco de contaminação da água”, já que a captação é feita por outro rio.

Entre os municípios sob alerta estão Ponte Nova, Nova Era, Antônio Dias, Coronel Fabriciano, Timóteo, Ipatinga, Governador Valadares, Tumiritinga, Resplendor, Galiléia, Conselheiro Pena e Aimorés, todos em Minas Gerais, e Baixo Guandu, Colatina e Linhares, no Espírito Santo.

O rompimento das barragens da mineradora Samarco ocorreu na tarde de quinta-feira (05), em Bento Rodrigues, a 15 quilômetros do centro de Mariana. A vila, que tem 121 casas e 492 moradores, segundo o IBGE, foi totalmente inundada pela lama.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]