• Carregando...

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncia formal contra o ex-presidente Lula no inquérito que investiga uma trama para comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

Em dezembro, foram denunciados no mesmo inquérito o senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), o ex-chefe de gabinete dele Diogo Ferreira, o advogado Edson Ribeiro e o banqueiro André Esteves. Em aditamento à denúncia foram incluídos como acusados Lula, o pecuarista José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai.

O ex-presidente já foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica na aquisição do triplex no Guarujá (SP). A denúncia foi remetida ontem ao juiz Sergio Moro, que também investiga Lula.

Em outra frente de investigação, no chamado inquérito-mãe da Operação Lava Jato que tramita no Supremo, Janot fez pesadas acusações ao ex-presidente, considerado peça-chave para o esquema de corrupção na Petrobras. “Essa organização criminosa jamais poderia ter funcionado por tantos anos e de uma forma tão ampla e agressiva no âmbito do governo federal sem que o ex-presidente Lula dela participasse”, afirmou o procurador-geral.

O ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF, analisará a denúncia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]