• Carregando...
Chuvas interrompem abastecimento em 13 cidades do Norte do Estado Captações foram inundadas, como esta em  Rolândia | Sanepar/Sanepar
Chuvas interrompem abastecimento em 13 cidades do Norte do Estado Captações foram inundadas, como esta em Rolândia| Foto: Sanepar/Sanepar

Os municípios Rolândia e Tamarana, no Norte do Paraná, decretaram estado de calamidade pública devido aos estragos provados pelos temporais que atingiram a região. Segundo atualização do boletim da Defesa Civil no início da tarde deste sábado (16), outras oito cidades decretaram situação de emergência: Sabáudia, Mandaguaçu, Rio Bom, Jataizinho, Reserva, São José da Boa Vista, Siqueira Campos, Arapongas.

Paraná ainda tem 13 pontos de rodovias interditados totalmente

Leia a matéria completa

Ao todo, as tempestades – que destruíram rodovias, alagaram cidades e danificaram moradias – chegaram a atingir diretamente 96,5 mil pessoas em 53 cidades do estado. Esse número é menor do que o do boletim divulgado na manhã de sexta-feira (15), que indicava haver 150,7 mil moradores afetados pelas chuvas.O número de desalojados, porém, aumentou de 1,6 mil para 1,8 mil pessoas. Outras 196 estão desabrigados, isto é, estão em abrigos.

Abastecimento de água

Em Maringá, o fornecimento de água será totalmente normalizado no domingo (17). Em Londrina e Cambé, 100% da população já está abastecida. A orientação da empresa, em situações como essa, é para que a população use água de forma racional.

Até domingo, o abastecimento de água em Rolândia deve atender a 60% da população.

Das 10 mil casas danificadas, 9 mil estão localizadas na cidade de Rolândia – a mais afetada no Paraná. Além disso, há 81 residências destruídas, sendo 50 nesse município. Devido a riscos de desabamentos de casas, que estão tomadas de graves rachaduras, a prefeitura municipal comunica aos moradores que há um apoio emergencial no Colégio Municipal Vitório Franklin.

Rolândia também reúne o maior número de desalojados: mil pessoas permanecem fora de suas próprias residências. Outras 36 pessoas estão em abrigos públicos. Ao todo, a Defesa Civil aponta que 36 mil pessoas foram atingidas pelos temporais. Na cidade, ainda, há uma pessoa desaparecida. Um motorista de ônibus tentou atravessar uma enxurrada, na segunda-feira (11), e o veículo foi levado pela força da água. Até este sábado, ele não havia sido encontrado.

Em Tamarana, foram 11 mil pessoas afetadas pelas chuvas – destas 180 permanecem desalojadas e 16 desabrigadas.

Confira as cidades afetadas pelas chuvas:

Apucarana

Arapongas

Araucária

Assaí

Atalaia

Bandeirantes

Califórnia

Cambé

Cambira

Campina Grande do Sul

Campo Largo

Cruzeiro do Sul

Fazenda Rio Grande

Guaraqueçaba

Ibaiti

Ibiporã

Jaboti

Jacarezinho

Jaguariaíva

Jardim Olinda

Jataizinho

Kaloré

Londrina

Mandaguaçu

Mandaguari

Marilândia do Sul

Maringá

Mirador

Nova Esperança

Novo Itacolomi

Paranacity

Paranavaí

Pato Branco

Pinhalão

Piraí do Sul

Ponta Grossa

Porecatu

Porto Rico

Reserva

Ribeirão Claro

Rio Bom

Rio Negro

Rolândia

Sabáudia

Santana do Itararé

São José da Boa Vista

São José dos Pinhais

Sarandi

Sengés

Siqueira Campos

Tamarana

Tomazina

Wenceslau Braz

Fonte: Defesa Civil

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]