• Carregando...

Estrutura da Peco

A Peco tem área total de 11,6 mil metros quadrados e possui capacidade para abrigar 720 presos no regime fechado masculino, distribuídos em 144 celas coletivas, com cinco presos cada, e mais 96 celas individuais para medidas disciplinares.

Com medo da transferência para Penitenciária de Cruzeiro do Oeste, presos tentam fugir

Osmar Nunes, correspondente em Umuarama

Antes do início das transferências de presos para a Penitenciária de Cruzeiro do Oeste, a tensão aumentou na cadeia da Delegacia da Polícia Civil em Umuarama, na região Noroeste. No último mês, foram três as tentativas de fugas e os detentos continuam exaltados, principalmente os presentes na lista da transferência. Segundo o delegado-chefe da 7ª SDP, Pedro Fontana, os presos temem o rigor da penitenciária, por isso, estão tentando fugir.

O minipresídio de Umuarama tem capacidade para 64 presos, mas abriga 330, dos quais 180 foram condenados e serão transferidos. Fontana revelou que a polícia teve de reforçar a segurança na cadeia para evitar a fuga.

Clique aqui e leia o material completo.

Inaugurada em 30 de março, a Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (Peco), na região Noroeste do estado, começou a receber detentos na sexta-feira (22) e já conta com 90 presos até esta quinta-feira (28). Apesar de o número aumentar a cada semana, o local segue sem nenhuma segurança armada, segundo reportagem da RPC TV Paranavaí.

Os únicos responsáveis pela segurança do local são os agentes penitenciários, mas nenhum deles usa arma. A situação pode ser agravada porque a expectativa da 7ª Subdivisão Policial (7ª SDP) é que mais 80 detentos sejam transferidos para a Peco na próxima semana.

Segundo o diretor responsável pela Penitenciária, o Major Carlos Cardozo, a solução da Polícia Militar (PM) de Cruzeiro do Oeste será deslocar uma viatura para a Peco nos próximos dias. De acordo com ele, no entanto, o policiamento tem problemas de efetivo no município.

A reportagem da RPC TV Paranavaí conversou com uma juíza de Cruzeiro do Oeste e, segunda ela, se a Penitenciária continuar sem segurança armada os detentos precisarão voltar para as delegacias de onde vieram.

Importância da Penitenciária

A construção da Penitenciária de Cruzeiro do Oeste serviu para desafogar as delegacias da região Noroeste do estado.

Segundo o delegado-chefe da 7ª SDP, Pedro Luiz Fontana Ribeiro, uma delegacia com menos detentos também facilita o trabalho de investigadores. "Com isso podemos colocar mais gente na rua fazendo o trabalho de investigação", ressaltou Ribeiro. "A tensão interna também vai reduzir drasticamente."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]