PUBLICIDADE
Padre Zézinho foi um dos pioneiros das comunidades eclesiais de base em Maringá |
Padre Zézinho foi um dos pioneiros das comunidades eclesiais de base em Maringá
Homenagem

Padre José Bortolotte

Nem mesmo os dias em que passou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tiraram a vontade do padre José Bortolotte em servir. “Mesmo sem condições físicas, pediu ao bispo para tomar conta de uma paróquia”, lembrou o padre Sidney Fabril.

Conhecido como Zezinho, o padre nasceu em 20 de outubro de 1945, em Jandaia do Sul. Com a graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em teologia na Studium Theologicum, de Curitiba, foi ordenado padre em 8 de dezembro de 1973, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, em Maringá.

Padre Zezinho era encantado com a tecnologia. Dentro das paróquias em que fez parte, a maioria em Maringá, era ele o responsável por procurar e instalar equipamentos que aperfeiçoassem os serviços nas igrejas.

Foi a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Paranacity, que mais recebeu as inovações de Zezinho. Ele foi o padre responsável pelo local por aproximadamente 20 anos.

Zezinho também foi um dos pioneiros das comunidades eclesiais de base em Maringá, com a criação da Paróquia São Francisco de Assis, na região norte do município. “É a parte onde a igreja católica é mais viva em Maringá”, comentou o padre Sidney Fabril.

Dia 8 de agosto, aos 66 anos, de complicações causadas pela diabetes.

PUBLICIDADE
    • SELECIONADO PELO EDITOR
    • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
    • QUEM MAIS COMENTOU
    Assine a Gazeta do Povo
    • A Cobertura Mais Completa
      Gazeta do Povo

      A Cobertura Mais Completa

      Assine o plano completo da Gazeta do Povo e receba as edições impressas todos os dias da semana + acesso ilimitado no celular, computador e tablet. Tenha a cobertura mais completa do Paraná com a opinião e credibilidade dos melhores colunistas!

      Tudo isso por apenas

      12x de
      R$49,90

      Assine agora!
    • Experimente o Digital de Graça
      Gazeta do Povo

      Experimente o Digital de Graça!

      Assine agora o plano digital e tenha acesso ilimitado da Gazeta do Povo no aplicativo tablet, celular e computador. E mais: o primeiro mês é gratuito sem qualquer compromisso de continuidade!

      Após o período teste,
      você paga apenas

      R$29,90
      por mês!

      Quero Experimentar
    VOLTAR AO TOPO