• Carregando...
Animais rebem o dobro de comida para participar da disputa | Divulgação
Animais rebem o dobro de comida para participar da disputa| Foto: Divulgação

O tradicional Torneio Leiteiro da Expoingá que começou na noite de terça-feira (12) termina às 22 horas desta sexta(15). São 12 produtores com 35 animais participando do torneio. Nas duas primeiras categorias Vaca e Novilha ganham os animais que produzem mais leite. Já na categoria Aproximação, vence o animal que ficar mais próximo de 120 litros de leite durante nove ordenhas (média de 40 litros por dia).

As ordenhas são feitas mecanicamente, de oito em oito horas, com aproximadamente 15 minutos de duração. Segundo o presidente do Núcleo de Leite, Airton Komagome, o recorde é de uma vaca que produziu 85 litros de leite num dia.

Para acompanhar todo o torneio estarão 24 fiscais, sendo 12 estagiários dos cursos de zootecnia e veterinária, e mais 12 técnicos e profissionais ligados ao ramo. O prêmio principal é um carro popular zero quilômetro.

Segundo Komagome, o rendimento da produção de uma vaca está diretamente relacionado com a alimentação do animal. Normalmente uma vaca é alimentada três vezes por dia. Na competição a comida é dobrada e adicionada ração balanceada para acelerar a produção.

O Torneio Leiteiro é uma forma de mostrar aos produtores e ao público o melhoramento genético e as tecnologias que existem hoje para atender este segmento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]