• Carregando...
Nos primeiros cinco dias de campanha foram imunizadas apenas 29,9 mil pessoas | Antônio More/Gazeta do Povo
Nos primeiros cinco dias de campanha foram imunizadas apenas 29,9 mil pessoas| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Para usar as 500 mil doses compradas – e bater a meta de imunizar 80% do público-alvo até 3 de setembro – o Paraná deveria vacinar 30 mil pessoas por dia contra a dengue. É bastante. Nos primeiros cinco dias de campanha foram imunizadas apenas 29,9 mil pessoas. A procura está bem abaixo do esperado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A vacinação começou no sábado (13) e, mesmo com as campanhas públicas de comunicação e ampla divulgação na mídia, não foi capaz de levar as pessoas aos postos de saúde. A cidade de Munhoz de Melo, com 313 doses aplicadas e a meta de chegar a 817 – é a recordista em imunizações até o momento. De acordo com a Sesa, a situação é mais preocupante nos municípios maiores, como Maringá e Londrina, que não chegaram a 3% da procura projetada.

Leia mais sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

Nem mesmo o risco de morte parece ter influenciado. Em Paranaguá, que registrou 29 óbitos por dengue de agosto de 2015 até julho de 2016, a busca pela vacina chegou a 4% da população a ser imunizada. Para tentar alertar a comunidade local, um evento reunindo vários setores da sociedade foi programado para esta sexta-feira (19), na região do porto. No sábado, quando a campanha de vacinação começou, a cidade já havia recebido uma cerimônia especial para chamar a atenção dos moradores.

Para Sezifredo Paz, diretor-geral da Sesa, o motivo crucial para a baixa procura é a redução momentânea no número de casos da dengue. “Acontece com outras doenças também. Quando tem muitas mortes por gripe, por exemplo, as pessoas recorrem mais aos postos em busca da vacina”, diz.

A diminuição da percepção do risco está associada com a queda nos casos de dengue, especialmente nos últimos dois meses. “Se a campanha tivesse sido feita naquele momento em que ocorreram vários óbitos, teria filas e filas em busca da vacina”, comenta.

Quem pode se vacinar

As vacinas estão disponíveis no serviço público, gratuitamente, apenas em 30 municípios do estado. E também apenas para uma faixa etária – de 15 a 27 anos em 28 cidades, e de 9 a 44 anos apenas em Paranaguá e Assaí, que registraram mais de 8 mil casos da doença para cada grupo de 100 mil moradores.

Para conseguir a dose é necessário preencher um cadastro – o que pode ser feito pela internet ou no posto de vacinação mediante apresentação de documento de identidade e comprovante de endereço. Além da dificuldade para atrair as pessoas para os postos de saúde, o sistema público ainda precisará convencer as pessoas a voltarem aos postos de saúde, em fevereiro e agosto do ano que vem, para aplicação de duas outras doses. O Paraná é o único estado brasileiro que comprou vacina contra a dengue. O investimento foi de R$ 50 milhões.

Os municípios contemplados pela campanha são: Paranaguá; Foz do Iguaçu; Santa Terezinha de Itaipu; São Miguel do Iguaçu; Boa Vista da Aparecida; Tapira; Santa Izabel do Ivaí; Cruzeiro do Sul; Santa Fé; Munhoz de Melo; Marialva; Paiçandu; São Jorge do Ivaí; Maringá; Mandaguari; Sarandi; Iguaraçu; Assaí; Ibiporã; Jataizinho; Porecatu; Bela Vista do Paraíso; Cambé; Londrina; Sertanópolis; Leópolis; São Sebastião da Amoreia; Itambaracá; Cambará; e Maripá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]