• Carregando...
Jonel Iurk deixou a Secretaria Estadual do Meio Ambiente em fevereiro e hoje atua na Copel | Marco André Lima/Gazeta do Povo
Jonel Iurk deixou a Secretaria Estadual do Meio Ambiente em fevereiro e hoje atua na Copel| Foto: Marco André Lima/Gazeta do Povo

O Ministério Público decidiu arquivar a investigação sobre a concessão de licenças ambientais para parentes do ex-secretário estadual de Meio Ambiente Jonel Iurk. O texto do arquivamento afirma que "restauram ausentes indícios de que Iurk tenha praticado atos em desacordo com princípios norteadores da administração pública". Em outubro do ano passado, a Gazeta do Povo publicou reportagem que mostrava que os filhos do então secretário conseguiram licenças ambientais para a instalação de Centrais Geradoras Hidrelétricas – CGHs, que são micro-usinas. Uma das CGHs estava em uma propriedade que pertencia ao ex-secretário.

Por ocasião do arquivamento, Iurk reforçou o que já havia dito à época: que como qualquer cidadão, pode requerer uma licença e que o pedido de licença havia sido feito meses antes mesmo da nomeação dele como secretário. Ele destacou que o processo não foi acelerado em detrimento dos demais. Uma auditoria foi realizada durante a investigação e não apontou indício de privilégio na concessão de licenças. "Sempre entendi que não havia conflito de interesses", disse.

Referendado

Por recomendação do MP, a concessão de licenças ambientais para pequenos empreendimentos hidrelétricos foi suspensa. Recentemente, os processos de liberação foram retomados. Até o momento, a autorização para a obra na propriedade de Iurk ainda não saiu. Iurk frisou que ele mesmo solicitou ao Ministério Público que abrisse a investigação porque queria o esclarecimento do caso. O arquivamento da investigação foi referendado pelo Conselho Superior do Ministério Público.

Iurk deixou a Secretaria Estadual de Meio Ambiente em fevereiro de 2013. Depois de uma passagem como diretor de Meio Ambiente e Cidadania na Copel, ele assumiu a diretoria de desenvolvimento de negócios, responsável pela prospecção de novos investimentos da companhia paranaense de energia elétrica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]