• Carregando...
 |
| Foto:

Que tal ampliar sua contribuição com o meio ambiente, transformando resíduos orgânicos em adubo, em vez de descartá-los no lixo comum? A compostagem doméstica é uma das saídas para isso, reduzindo a quantidade de dejetos despejados em aterros sanitários. De forma prática, você pode montar um compostário doméstico, criando uma verdadeira fábrica de húmus para o seu jardim.

INFOGRÁFICO: Veja o passo a passo como montar seu minhocário caseiro

EntrevistaAdilson Magalhães de Brito Filho, biólogo e coordenador de projetos de compostagem da BioComp

"É preciso uma reviravolta na maneira como gerenciamos nosso lixo"

A composteira doméstica é uma forma de minimizar, de maneira sustentável, os impactos ambientais causado pelo seu próprio consumo. O processo produz adubo de ótima qualidade, que podem ser usados em hortas orgânicas e em vasos de plantas. Você ainda pode usar o material produzido para adubar jardins ou canteiros. Para o biólogo Adilson Magalhães de Brito Filho, coordenador de projetos de compostagem da BioComp, a prática "tem que ser realidade, não um sonho".

Quais os benefícios da compostagem doméstica?

Quem faz a compostagem em casa se torna um cidadão muito mais consciente e sustentável. Essa pessoa está reduzindo o impacto que ela mesma produz à natureza. Isso porque vai diminuir a quantidade de resíduos que vai destinar ao lixo comum. Ainda hoje, a maioria dos resíduos sólidos é voltada a lixões e aterros sanitários. O impacto disso é imenso. É preciso uma reviravolta na maneira como gerenciamos nossos resíduos sólidos.

Quais as dificuldades em se fazer a compostagem em casa?

Nenhuma. Eu comecei há quatro anos, com composteiras empilháveis. Em um pequeno apartamento, obtinha ótimos resultados. O húmus produzido, levávamos para a horta do condomínio e usava em vasos de flores. Não é preciso uma área grande, nem grande investimento. É preciso apenas a atitude de querer fazer a sua parte.

Essa é uma tarefa que exige muito tempo?

Não. São necessários cinco minutos por dia. É o tempo que a pessoa leva para organizar o lixo que vai para a composteira e o tempo de manuseá-la. Em dois ou três meses, já há húmus para a pessoa usar em hortas, canteiros e flores.

É possível que isso entre em nossa cultura?

Clique aqui e confira o infográfico em tamanho maior

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]