Em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (28), motoristas e cobradores da empresa Auto Viação São José decidiram entrar em greve no próximo dia 9. Eles cobram da empresa o cumprimento de uma lei municipal que proíbe que o motorista exerça também o papel do cobrador. A empresa é responsável por cerca de 20 linhas de ônibus. Algumas fazem a conexão entre São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba, e a capital paranaense.
A chamada “lei da dupla função” foi aprovada pelo Legislativo local no final do ano passado e entrou em vigor em fevereiro último. Desde então, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região (Sindimoc) alega que a empresa não está cumprindo com a regra, mantendo cerca de 80 veículos sem cobradores.
Já a empresa Auto Viação São José, através de nota enviada à reportagem pelo Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), sustenta que, por se tratar de uma questão complexa, e que pode envolver o aumento do custo da tarifa, “medidas concretas ainda não foram tomadas”.
A Prefeitura de São José dos Pinhais, que chegou a autuar a Auto Viação São José, recebeu outras justificativas da empresa. Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do Executivo local informou que a Auto Viação São José justificou que a “lei da dupla função” (2487/2014) entra em conflito com o edital de licitação 26/2012, aberto pelo Município para definição das empresas que operariam em determinadas linhas de ônibus. Na justificativa, a empresa lembra que a “lei da dupla função” começou a vigorar depois da licitação.
Para a prefeitura, a concessionária de transporte disse ainda que vai colocar funcionários nos veículos onde não há cobrador para vender o cartão de transporte VEM. Neste caso, para estimular a venda dos cartões eletrônicos, a tarifa custará R$ 2,95, inferior à paga com “dinheiro vivo”, de R$ 3,50.
A empresa é responsável por cerca de 20 linhas de ônibus. Algumas fazem a conexão entre São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba, e a capital paranaense.
A “lei da dupla função” foi aprovada pelo Legislativo local no final do ano passado e entrou em vigor no último mês de fevereiro. Desde então, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região (Sindimoc) alega que a empresa não está cumprindo com a regra, mantendo cerca de 80 veículos sem cobradores.
Já a empresa Auto Viação São José sustenta que, por se tratar de uma questão complexa, e que pode envolver o aumento do custo da tarifa, “medidas concretas ainda não foram tomadas”.
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