• Carregando...

Motoristas e cobradores que trabalham em linhas de ônibus que passam pelo terminal Santa Cândida, em Curitiba, cruzaram os braços no início da noite dessa segunda-feira (21) em protesto contra o não recebimento do vale (antecipação salarial de 40%), valor geralmente depositado até o dia 20 de cada mês. O bloqueio foi mantido das 18 às 20 horas – dois biarticulados foram utilizados para impedir a entrada e a saída dos demais ônibus. No terminal do Boqueirão também houve bloqueio parcial.

De acordo com o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus da Grande Curitiba (Sindimoc), a empresa Glória não teria realizado o pagamento do vale. Os motoristas e cobradores de ônibus que trabalham na região do Santa Cândida se reuniram em assembleia às 19h47 e abriram indicativo de greve para as próximas 72 horas. Segundo o Sindimoc, se não houver pagamento da antecipação salarial nesse período, os trabalhadores da empresa entrarão em greve.

O sindicato dos empregados não soube precisar qual o impacto da paralisação, nem o número de funcionários que decidiram cruzar os braços nessas duas horas. O Sindimoc afirmou que vai acionar as empresas na justiça, exigindo multa de R$ 1 milhão revertida aos trabalhadores, conforme acordo no TRT no início do ano.

De acordo com a URBS, o sindicato teria afirmado que a iniciativa do protesto partiu dos próprios trabalhadores, e não da entidade. A Urbs declarou que vai investigar a causa da paralisação, apurar o impacto, que teria sido maior nos terminais do Cabral e do Boa Vista, e notificar as empresas concessionárias do sistema, responsáveis pela manutenção adequada da rede de transporte coletivo.

O Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) informou que só saberá a causa da paralisação amanhã (22), quando será feito um levantamento para apurar qual empresa atrasou o pagamento do vale.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]