• Carregando...
Saguão do aeroporto seguia com filas por volta das 10 horas | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Saguão do aeroporto seguia com filas por volta das 10 horas| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Um nevoeiro prejudicou o funcionamento do Aeroporto Afonso Pena na manhã desta quinta-feira (30). O terminal, que fica em São José dos Pinhais e serve à Grande Curitiba, ficou fechado para pousos e decolagens das 6 às 9 horas. Neste horário, foram liberados os pousos. Trinta e cinco minutos mais tarde, foi a vez das decolagens serem autorizadas. No total, o funcionamento ficou restrito por cerca de 3h30.

O relatório da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), com informações da zero às 10 horas, informa que, dos 30 voos previstos para o terminal, 13 atrasaram e sete haviam sido cancelados.

De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneid, do Simepar, a restrição de visibilidade na região metropolitana de Curitiba acontecerá mais vezes nesta época do ano. “A umidade concentrada em contato com massas de ar seco causa a incidência de neblinas mais intensas. O fenômeno é muito comum nessa época do ano”, afirma.

Esta é a segunda vez que o terminal, que serve à Grande Curitiba, fecha na semana. Na segunda-feira (27), ele ficou fechado por cerca de três horas.

Aeroporto de Congonhas fecha para pousos e decolagens com forte nevoeiro

Folhapress

O aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, fechou na manhã desta quinta-feira (30) para pousos e decolagens devido ao forte nevoeiro nas pistas do aeroporto.

A assessoria do aeroporto informou que, às 7h37, fechou para decolagem e, às 7h05, para pousos. Mais cedo, o aeroporto também chegou a ficar completamente fechado, das 6h15 às 6h24.

Segundo balanço da Infraero, estatal que gerencia o aeroporto, divulgado às 8h, dos 37 voos programados em Congonhas, 5 foram cancelados e 3 estão atrasados.

O fechamento de Congonhas também prejudica os voos vindos de outros Estados, como do Rio de Janeiro. O aeroporto Santos Dummont, que fica na região central, informou que 7 voos estão atrasados, segundo balanço das 8h35. Já o aeroporto internacional do Galeão, na zona norte, informou que não há atrasos ou cancelamentos de voo para São Paulo.

Os passageiros que tiveram seus voos desviados por conta do nevoeiro para outros aeroportos devem procurar as companhias aéreas para mais orientações.

Já o aeroporto internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, opera por instrumentos devido à restrição de visibilidade tanto para pousos quanto para decolagens, segundo a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto.

Segundo Michael Pantera, meteorologista do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, a ausência de nuvens e vento permitiu que o calor se dissipasse rapidamente para a atmosfera, acentuando o resfriamento do ar durante à noite. O ar frio fez com que gotículas de água surgissem, e o nevoeiro fosse formado durante a madrugada.

Segundo o meteorologista, ao longo da manhã o nevoeiro deve se dissipar e haverá o predomínio do sol ao longo do dia. A temperatura máxima deve ficar em torno dos 26°C.

Estradas

Os motoristas que trafegam pelo sistema Anchieta-Imigrantes encontram baixa visibilidade no trecho de planalto, na altura do km 32 próximo à praça de pedágio, nos dois sentidos, por volta das 8h.

Segundo a Ecovias, que administra o sistema, a visibilidade já melhora no trecho de serra, onde há predomínio do sol. A Ecovias informou que não houve registro de acidente por conta do nevoeiro.

Na chegada a São Paulo, a rodovia Anchieta apresenta lentidão do km 13 ao km 10, por causa do excesso de veículos. A concessionária alerta que a pista sul da Anchieta está bloqueada no trecho de serra, entre os km 40 a o km 55, devido às obras de manutenção. A previsão é que a via seja liberada por volta das 16h.

As rodovias Padre Manoel da Nóbrega, do km 270 ao km 292 (Praia Grande), e a Cônego Domênico Rangoni (ex Piaçaguera - Guarujá) apresentam tráfego bom nos dois sentidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]