• Carregando...

As Forças Armadas Brasileiras (FAB) começaram na manhã desta quarta-feira (22) a nona etapa da Operação Ágata, que visa combater o crime nas fronteiras brasileiras. Mais de 4,2 mil militares atuarão em 166 municípios, de Vista Alegre do Abuná, em Rondônia, a Foz do Iguaçu – um dos centros investigativos da nova etapa. A operação contará com ações contra o tráfico de drogas, de pessoas, de armas e munições, contrabando, exploração sexual, evasão de divisas, crimes ambientais, roubo de veículos e garimpo ilegal.

Além do Paraná e de Rondônia, a operação centrará fogo também em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com o centro logístico instalado na sede do Comando Militar do Oeste (CMO), em Campo Grande (MS). Segundo a assessoria de comunicação do Ministério da Defesa, a intensificação das atividades em Foz é um reflexo de monitoramento dos serviços de inteligência do governo.

A operação é vinculada ao Ministério da Defesa e, desde 2011, faz parte do eixo do Plano Estratégico de Fronteira (PEF). Os países vizinhos foram informados da ação militar e enviaram observadores para a capital sul-matogrossense. Ao todo, a operação abarcará mais de 4 mil quilômetros. Até sexta-feira (24), o ministério pretende divulgar um balanço com o resultado das primeiras ações conjuntas. O ministro Jaques Wagner sinalizou interesse em visitar Foz do Iguaçu, Corumbá (MS) e Cáceres (MT), mas ainda não há agenda confirmada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]