• Carregando...
Nesta quaarta-feira, presidente Michel Temer assinou decreto autorizando as Forças Armadas a atuar nos presídios. | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Nesta quaarta-feira, presidente Michel Temer assinou decreto autorizando as Forças Armadas a atuar nos presídios.| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

No primeiro dia do decreto autorizando o uso de Forças Armadas, nove estados pedirão ao governo federal a presença dos militares em presídios, bem como um reforço das Forças Armadas nas fronteiras. Em reunião com o presidente Michel Temer nesta quarta-feira (18), ficou acertado que governadores de Rondônia, Acre, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pará, Tocantins e Amapá farão a solicitação.

Forças Armadas serão ‘fator de atemorização’ nos presídios, diz Temer

Leia a matéria completa

“Ninguém está tranquilo. Há uma desmoralização nacional e internacional”, declarou Confúcio Moura, governador de Rondônia. Ele afirmou que a a precariedade na fiscalização das fronteiras foi consenso na reunião. “Todo mundo sabe que o tráfico de drogas está no meio disso tudo”, completou.

O presidente Michel Temer, que publicou nesta quarta-feira decreto sobre o oferecimento das Forças Armadas aos estados para inspecionarem cadeias, deverá ter encontros com governadores de outros estados nos próximos dias. Ainda não está claro se o Plano Nacional de Segurança receberá apoio dos governadores.

A principal crítica dos estados é a dificuldade de investimento no sistema penitenciário. Foi sugerido pelos governadores, na reunião no Palácio do Planalto, que verba de fundos nacionais sejam repassadas para as prisões. Para isso, seria necessário formular uma proposta de emenda à Constituição, e o presidente prometeu avaliar a proposta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]