• Carregando...
Alimentos e roupas chegam à cidade gaúcha de Esteio, uma das mais afetadas pelas chuvas. | Andressa Moreira/Palácio Piratini
Alimentos e roupas chegam à cidade gaúcha de Esteio, uma das mais afetadas pelas chuvas.| Foto: Andressa Moreira/Palácio Piratini

O número de pessoas atingidas pela forte chuva que atinge o Rio Grande do Sul subiu para 24.443, segundo boletim divulgado nesta segunda-feira (12) pela Defesa Civil do estado. Até este domingo (11), o órgão havia registrado 21,2 mil atingidos. O número de pessoas desalojadas também aumentou, passando de 1,9 mil para 3.495.

Três municípios foram incorporados à lista da Defesa Civil: Dom Pedrito, Encantado e São Borja, totalizando 53 cidades afetadas.

De acordo com a Defesa Civil gaúcha, 4.180 pessoas se encontram em abrigos, um número que também cresceu neste domingo (11), quando 2,5 mil pessoas estavam nessa situação. O número de residências que sofreram danos é 3.985.

O boletim informa ainda que as equipes de Defesa Civil continuam prestando assistência às vítimas, com a entrega de ajuda humanitária e socorro às comunidades, além de suporte técnico no levantamento de danos e na formulação de laudos para possíveis decretos de situação de emergência. O contato com a Defesa Civil é feito pelo número 199.

No boletim, o órgão alertou para riscos de alagamentos e deslizamentos nas regiões sudeste, nordeste e metropolitana do Rio Grande do Sul. Os seis principais rios e lagos da região estão com nível acima do normal e quatro estão acima do nível de alerta: Sinos, Gravataí, Jacuí e Guaíba.

Santa Catarina

O Porto de Itajaí, em Santa Catarina, o segundo mais importante do Brasil, está fechado. Os temporais que afetam o estado desde quinta-feira passada elevaram o nível do Rio Itajaí-Açú e as fortes correntezas se tornaram um risco para os navios. Cinco embarcações e um rebocador aguardam liberação para atracar no porto. As chuvas prejudicaram 4,3 mil catarinenses. Os estragos já atingem 31 municípios, quase 900 pessoas foram desalojadas de suas casas pela Defesa Civil, entre elas, 300 estão desabrigadas.

De acordo com informações do Porto de Itajaí, somente a saída de navios está permitida, mesmo assim, apenas durante o dia e quando a maré ainda não está cheia. A preocupação se deve ao fato de a correnteza estar em quatro nós, duas vezes acima do permitido.

Uma nova avaliação será feita na manhã desta terça-feira (13). Até lá, as embarcações ficarão ancoradas e a passagem pelo canal estará permitida apenas aos pequenos barcos de pesca.

Além do Itajaí-Açú, outros rios verteram, como o Água Verde, em Canoinhas, no Norte do Estado, o Rio Cahará, em Lages, na Serra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]