• Carregando...
 | Reprodução/Edicléia de Freitas /Facebook
| Foto: Reprodução/Edicléia de Freitas /Facebook

Nos últimos dias, devido a fortes tempestades registradas no Paraná, um fenômeno chamado “nuvem de funil” tem sido observado no estado, de acordo com o Simepar. Em Realeza, uma nuvem de funil foi formada nesta segunda-feira (13), como mostram fotos divulgadas pela moradora Edicléia de Freitas em uma rede social.

Comunidade em Francisco Beltrão foi destruída por tornado, confirma Simepar

Nesta segunda-feira (13), ventos com velocidade estimada em 120 km/h deixaram 19 pessoas feridas na zona rural do município do Sudoeste do Paraná

Leia a matéria completa

Segundo a meteorologista Sheila Paz, do Simepar, trata-se de uma “condição inicial” para formação de um tornado. “Mas uma nuvem de funil não chega a tocar o chão. Então, é um precedente de tornado, mas não chega a trazer danos”, explica ela.

Na noite de segunda-feira (13), um tornado atingiu o interior de Francisco Beltrão, deixando um cenário de destruição em uma comunidade rural da região. Estruturas de cinco casas foram ao chão e carros foram retorcidos. Animais também foram encontrados mortos após a passagem do tornado. Com ferimentos leves, 19 pessoas foram encaminhadas a hospitais da cidade.

Segundo o último boletim da Defesa Civil estadual, até agora mais de 12,5 mil pessoas foram afetadas em 35 municípios do Paraná por causa das chuvas que atingem o estado desde a última sexta-feira (10). Além disso, 1.885 casas foram danificadas, sendo que 143 pessoas foram desalojadas (foram para a casa de parentes ou conhecidos) e 14 ficaram desabrigadas, tendo que ser socorridas pelo poder público.

Além dos 19 feridos registrados em Francisco Beltrão, outras duas pessoas tiveram ferimentos em Rondon, no Noroeste do estado, por conta de um vendaval na sexta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]