• Carregando...
La maja desnuda, de Goya | /
La maja desnuda, de Goya| Foto: /

O primeiro moderno

Um dos principais pintores do mundo e considerado um dos primeiros artistas “modernos”, o espanhol Francisco Goya nasceu na cidade de Fuendetodos, em 30 de março de 1746. Pela sua visão aguçada e íntima da humanidade, ele é tido como pioneiro de tendências artísticas que floresceram no século XIX. Apesar de ter nascido no em meados do século XVIII, seus trabalhos mais inovadores foram criados depois que ele contraiu uma doença que o deixou surdo, aos 47 anos de idade. São registradas atualmente 432 obras de Goya, dispersas por 95 pontos do planeta, em 221 instituições públicas e privadas.

Fracassado em vida, um gênio pós-morte

Outro mestre das artes plásticas nasceu em 30 de março, mas no ano de 1853: Vincent van Gogh, considerado como um dos maiores pintores de todos os tempos. Viveu uma vida de fracassos: apesar de gênio no ofício, não conseguia custear nem mesmo sua própria subsistência e era incapaz de contatos sociais. Ainda jovem, aos 37 anos, sucumbiu a uma doença mental e cometeu suicídio. A fama veio postumamente, em especial após a exibição de suas telas em Paris em 1901. O Museu Van Gogh, em Amsterdã, dedicado a suas obras, é um dos principais do mundo na atualidade.

O grande avô

Em 30 de março de 1937 nascia na cidade de Mococa (SP) o ator comediante Rogério Cardoso. Ele começou sua carreira na tevê em 1963, na TV Excelsior, passando depois por Record e Globo. Com seus personagens sempre cômicos e marcantes, conseguiu conquistar o gosto do público. O mais famoso de todos foi o inesquecível Rolando Lero, no programa A Excolinha do Professor Raimundo, liderado por Chico Anysio. Seu últimos trabalhos na TV foram os personagens Epitáfio, no Zorra Total, e Seu Flô – o avô d’A Grande Família.

O senhor guitarra

C. Kuhl / www.chriskuhl.com/music

Um dos maiores guitarristas de todos os tempos, Eric Clapton está fazendo 70 anos nesta segunda-feira. Apelidado de Slowhand, foi considerado o segundo melhor guitarrista da história pela revista norte-americana Rolling Stone. Embora seu estilo musical tenha variado ao longo de sua carreira, Clapton sempre teve suas raízes ligadas ao blues. Em 2004 foi condecorado com o título de sir pela Ordem do Império Britânico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]