• Carregando...

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) de Santa Catarina deflagrou na manhã desta quarta-feira (7) a operação “Corte Seguro” contra fraudes a seguradoras de veículos. A operação busca o cumprimento de 150 mandados de prisão preventiva em três estados do País – 74 em Santa Catarina, 72 no Rio de Janeiro e quatro no Paraná –, além de 110 mandados de busca e apreensão – a grande maioria em Santa Catarina.

Até as 17 horas desta quarta-feira (7), 104 pessoas foram presas e 60 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. No Paraná, dos quatro mandados de prisão preventiva expedidos, três foram cumpridos até aquele horário. Os nomes dos presos não foram divulgados.

A operação é fruto de investigação iniciada há pouco mais de um ano pelo Gaeco de Joinville para apurar um esquema criminoso envolvendo várias etapas do chamado “golpe do seguro”.

O golpe

O Gaeco de Joinville apurou que um grupo de aliciadores do Rio de Janeiro contatava proprietários de veículos segurados naquele estado, ou seus intermediários, e adquiria os veículos, que eram transportados para Santa Catarina. Lá, os veículos eram repassados para receptadores, representantes de estabelecimentos comerciais, e eram desmontados. Os sinais identificadores dos veículos eram adulterados e as suas peças eram clandestinamente inseridas no mercado. Após a chegada dos veículos em Santa Catarina, seus proprietários, com o objetivo de receber o seguro, faziam falsas comunicações de roubo, confeccionando boletins de ocorrência fraudados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]