Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

Crime ambiental

Pássaros silvestres nativos são apreendidos na RMC

Operação do Ibama aplicou multas a criadores que chegam a R$ 70 mil. Dos 13 criadores fiscalizados oito apresentaram ilegalidades

  • Gazeta do Povo
Fiscais do Ibama verificam identificação de pássaros encontrados nos criadores amadores |
Fiscais do Ibama verificam identificação de pássaros encontrados nos criadores amadores
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

Cerca de 120 pássaros silvestres nativos de criadores amadores foram apreendidos na região metropolitana de Curitiba nesta última semana. A Operação Sispass Legal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Ibama, aplicou multas a criadores que chegaram a R$ 70 mil.

A operação do Ibama fiscalizou 13 criadores amadores cadastrados no instituto e em oito foram encontradas infrações ambientais, dentre elas aves sem identificação ambiental e aves com registros adulterados.

As aves em situação irregular foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres mantido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR, em Tijucas do Sul, na região metropolitana de Curitiba.

Para criar pássaros silvestres nativos é necessário cadastrar o animal no Sistema de Cadastramentos de Passeriformes (Sispass) do Ibama. Somente a comercialização destes animais é vedada aos criadores amadores que possuem autorização.

Segundo a assessoria de imprensa do Ibama, a operação de fiscalização deve continuar nos próximos dias. A criação de animais silvestres em cativeiro sem autorização do Ibama é crime ambiental passível de multa, apreensão dos animais e processo criminal.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Vida e Cidadania

PUBLICIDADE