• Carregando...
Maconha
Senadores aprovaram avanço da discussão que proíbe porte de drogas enquanto que o STF analisa a descriminalização.| Foto: Pixabay

A discussão sobre a possibilidade de criminalizar ou não o porte de drogas para uso pessoal avançou nesta semana em duas frentes distintas: a proibição, por parte do Senado, e a descriminalização pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

De um lado, os senadores que fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovaram a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que proíbe o porte e a posse de todas as drogas, incluindo a maconha. O texto começará a ser discutido em plenário na próxima semana, com a expectativa de votação após a Páscoa.

Já o STF retomou a discussão, após quase oito anos, para definir se o porte de drogas para consumo próprio deixe de ser uma infração penal. Um pedido de vista do ministro Dias Toffoli travou novamente o julgamento, mas já há cinco votos favoráveis.

Na sua opinião, quem está certo nesta discussão? Responda à enquete da Gazeta do Povo abaixo:

A discussão do porte de drogas no STF causou reação no Senado, com o presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) alegando que houve uma “invasão de competência” da Corte, e que este tema cabe ao Parlamento.

Já pelo lado do STF, o julgamento foi provocado por conta de um processo referente a um caso em que um presidiário foi flagrado, em 2009, com maconha para uso pessoal em uma cadeia de Diadema (SP), em que foi condenado a prestar serviços à comunidade.

O tema, no entanto, acabou gerando uma repercussão geral, ou seja, validade para casos semelhantes, que é o que a Corte está analisando.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]