• Carregando...

A Polícia Federal está cumprindo três mandados de prisão e 44 de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (27) no Paraná para desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas sintéticas. As buscas acontecem nas cidades de Cascavel e Foz do Iguaçu, no Oeste do estado. A ação faz parte da Operação Quinto Elemento desencadeada pela Polícia Federal.

O órgão informa que cerca de 400 policiais federais estão dando cumprimento a um total de 145 mandados judiciais no país. A quadrilha era comandada no estado de Goiás e possuía ramificações em São Paulo, Paraná, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e no Distrito Federal. São 30 mandados de prisão temporária, oito mandados de prisão preventiva, 40 mandados de condução coercitiva, 55 mandados de busca e apreensão e 12 sequestro de bens imóveis, incluindo um prédio residencial de 20 apartamentos.

Os investigadores estimam que em apenas oito meses somente um dos laboratórios gerenciado pela organização movimentou cerca de R$ 240 milhões. Outro laboratório foi surpreendido produzindo aproximadamente 800 mil comprimidos. “A droga apreendida em apenas um dos laboratórios é superior à quantidade apreendida pela Polícia Federal durante todo o ano de 2015”, diz a nota da PF. Durante as investigações, os policiais federais desmontaram oito laboratórios. Em apenas um deles foram apreendidos cerca de 630 mil de comprimidos de ecstasy.

Segundo a Polícia Federal, a organização criminosa se utilizava de empresas regularizadas para aquisição dos produtos químicos para produzir os mais variados tipos de drogas, como anfetaminas a cocaína.

Em nota, a PF explica que os investigadores constataram um esquema extremamente organizado para o tráfico, com participação de farmácias, laboratórios e vendedores. A venda dos entorpecentes eram realizados em veículos de luxo.

Todos os envolvidos responderão por tráfico de drogas, associação para o tráfico, falsidade ideológica e tráfico de produtos químicos para a produção de drogas.

O termo de batismo da operação faz referência ao éter, que era considerado pelos alquimistas como o quinto elemento e está relacionado à quantidade da substância encontrada no primeiro laboratório investigado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]