• Carregando...

Presos da cadeia pública de Guarapuava tiveram uma tentativa de fuga frustada. A ação foi descoberta por agentes penitenciários e policiais civis na madrugada de quarta-feira (27). Os presos de uma cela do setor A da cadeia abriram um buraco no chão e escavavam um túnel que sairia no pátio que fica entre a cadeia e o prédio da 14.ª Subdivisão de Polícia Civil em Guarapuava.

Dentro da cela haviam vários sacos cheios da terra que era retirada para a formação do túnel. De acordo com informações da Polícia Civil, além dos 11 presos que estavam no local onde o buraco foi feito, outros oito que estavam na cela ao lado também pretendiam sair da cadeia. Eles aproveitariam o mesmo buraco e para isso estavam cerrando as grades que dividem os dois espaços.

A cadeia pública do município está superlotada. No local projetado para abrigar 160 detentos há 320. Além da superlotação, de acordo com o delegado chefe da 14.ª SDP, Rubens de Miranda Junior, outro problema é a presença de presos condenados. “Não podemos permitir que condenados mantenham convívio com os que ainda aguardam julgamento”. Estimativa é de que 40 deles já tenham pena determinada e poderiam ser transferidos para presídios.

Segundo Miranda, a construção de um centro de detenção provisória está sendo articulada com o governo do estado. “Além da falta de estrutura, porque estamos em um prédio antigo e pequeno para o número de presos, hoje a cadeia está no centro da cidade e gera um risco alto para a população que mora ou trabalha na região”.

Os 19 presos pegos na tentativa de fuga foram remanejados para outras celas da carceragem e além dos crimes que já respondem, serão autuados por dano ao patrimônio público.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]