• Carregando...
Professores praticaram os haicais usando o jornal: uma forma de fortalecer os laços com a literatura paranaense | SME/Curitiba/
Professores praticaram os haicais usando o jornal: uma forma de fortalecer os laços com a literatura paranaense| Foto: SME/Curitiba/

Com o apoio do Ler e Pensar, os professores da Rede Municipal de Educação de Curitiba tiveram uma experiência de formação diferente no início de agosto: uma oficina de haicais, ministrada pelo poeta curitibano Álvaro Posselt.

Primeiro, eles tiveram uma aula expositiva sobre o estilo clássico de se fazer haicai, a forma padrão, alguns elementos que o compõem, desdobramentos para outros estilos, grandes mestres da arte do haicai e a filosofia oriental que permeia os versos das poesias curtas japonesas.

“Poesia Mínima”, de Helena Kolody.

Pintou estrelas no muro

e teve o céu

ao alcance das mãos.

Na segunda parte da oficina, foi a vez dos professores colocarem a mão na massa e prepararem seus próprios poemas utilizando o conteúdo aprendido. Cada professor participante recebeu um exemplar diário da Gazeta do Povo e, por meio das notícias encontradas no jornal, foram estimulados a produzir os haicais e suas derivações.

Segundo Álvaro Posselt, a arte de criar um haicai deve ser um processo rápido. “Se eu demorar mais do que um segundo para produzir, sei que não vai ficar bom. Quando a gente está aprendendo o básico, fica viciado em colocar tudo na métrica, respeitando o estilo tradicional. Porém, com o tempo, cada um cria seu próprio estilo e vai descobrindo outras possibilidades”, conta o poeta.

Conexão Paraná x Japão

Os haicais são poemas de origem japonesa, concisos, formados por três versos, aproximadamente 17 sílabas, e que não têm a necessidade de rima ou título. Os primeiros haicais surgiram no Brasil no início da década de 20 e logo se tornaram populares entre os poetas brasileiros.

No Paraná, a influência da imigração japonesa ajudou a fazer com que a poesia curta se tornasse parte da tradição literária do estado. Helena Kolody, poetisa cruz-machadense radicada em Curitiba, foi a principal entusiasta; Paulo Leminski e sua companheira Alice Ruiz também se destacaram nesta literatura. Leminski criou inclusive um estilo próprio de escrever o haicai, que ficou conhecido como free-haiku e dominou a cena curitibana nos anos 80.

Por isso, falar de haicais com os professores, mais do que um exercício de educomunicação do projeto Ler e Pensar, ajuda a fortalecer a literatura da nossa terra e da nossa gente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]