• Carregando...
 | Débora Mariotto Alves/Gazeta do Povo
| Foto: Débora Mariotto Alves/Gazeta do Povo

Um grupo de 30 alunos (foto) da rede municipal de ensino de Paranaguá, no Litoral do Paraná, teve uma aula diferente na semana passada. Acostumados com aulas na escola, o passeio até o porto de Paranaguá foi uma oportunidade para conhecer a instituição que comanda a economia da cidade.

A aula foi dividida em duas partes. Na primeira, as crianças do 5.º ano, com média de 10 anos, aprenderam um pouco sobre a história do porto, as cargas movimentadas, as espécies marinhas a baía de Paranaguá, os perigos da atividade portuária. Na segunda parte, um ônibus levou a turma ao setor de prevenção de acidentes, na faixa portuária, onde viram os equipamentos usados no caso de acidentes ambientais.

No cais só é permitida a entrada de maiores de 14 anos, mas a projeto Porto Escola, da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) em parceria com a prefeitura de Paranaguá, abre uma exceção: crianças do 5.º ano podem fazer a visita para consolidar a relação entre porto e cidade.

“Achei legal quando a gente desceu do ônibus e a professora explicou as coisas sobre o meio ambiente”, disse Vitória Lorraine Lopes Figueira, de 10 anos, que descobriu a vontade de trabalhar na área ambiental. Lorraine, Thales Antônio, também de 10 anos, gostou dos vídeos, em desenho animado, que mostraram a importância do uso de equipamentos de proteção. “Gostei da segurança que eles têm para trabalhar.”

“Trabalhar com crianças é sempre um pouco complicado, então é necessário ter um pouco de simplicidade para tornar aquele conhecimento técnico o mais acessível possível”, diz a bióloga e educadora ambiental Alethéa Ferreira. Com 15 anos de atuação na área, a educadora se sente recompensada ao perceber que o recado transmitido foi entendido pelas crianças.

O projeto Porto Escola vai receber a visita de 2.100 crianças de 32 escolas municipais de Paranaguá. Para 2016, a intenção é ampliar o projeto para a cidade de Antonina, que também tem porto. No final do ano, a Appa vai promover uma gincana cultural e os dez melhores alunos serão premiados com um passeio de barco pela baía de Paranaguá.

“Há três anos tentamos criar a relação porto-cidade. Tem muita gente que mora aqui e não conhece o porto. Para as crianças, trazemos essa ideia mais lúdica, falamos de meio ambiente e segurança e eles se tornam multiplicadores”, diz o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]