• Carregando...
Teste triplo ainda depende de processos de validação. | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Teste triplo ainda depende de processos de validação.| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Anunciado para chegar aos laboratórios públicos de todo o país já em fevereiro, o kit diagnóstico triplo para zika, dengue e chikungunya ainda não saiu da fábrica, em Curitiba. Por enquanto, os laboratórios centrais de todos os estados trabalham com os chamados testes “in house”, que seriam uma versão artesanal do exame que está sendo desenvolvido pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).

Confira a cobertura sobre Aedes aegypti

De acordo com o biólogo Marco Krieger, coordenador da Planta de produção de testes moleculares do IBMP, neste momento estão sendo realizados processos para validação do exame e preparados os documentos e relatórios que serão encaminhados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A expectativa é de que até maio todo esse processo esteja concluído e logo no início do segundo semestre o produto receba o registro da Anvisa.

Vírus da zika causa microcefalia, conclui agência de saúde dos EUA

Leia a matéria completa

“Há um compromisso da Anvisa em dar tratamento prioritário para tudo que está relacionado à essas doenças. Por isso, acreditamos que a liberação será feita o mais rápido possível e logo passaremos para a distribuição”, comenta Krieger.

Com o exame, será mais simples e rápido identificar qual das três doenças o paciente tem. Isso porque, com uma única amostra e de uma só vez o teste mostrará se o paciente está infectado por zika, dengue ou chikungunya. Isso é feito por meio da amplificação in-vitro de parte do material genético do vírus e o uso de marcadores específicos que identificam a presença dele. É o chamado PCR, que só pode ser feito na fase aguda da doença.

Ao todo, o Ministério da Saúde encomendou 500 mil kits diagnóstico do IBMP. Na primeira remessa, 50 mil serão distribuídos para os Laboratórios Centrais (Lacens) de todos os estados do país. Com esses testes, além de agilidade, haverá maior segurança quanto ao resultado dos exames.

Um dos motivos é o controle de qualidade de cada um dos insumos envolvidos na produção dos testes. O outro, é a maior facilidade para a realização do exame e leitura do resultados. De tal forma que não se dependa da expertise de quem está no laboratório para garantir um resultado correto. Em outras palavras, a ideia é que, seguindo as orientações da bula que acompanha o kit, o resultado será sempre correto.

Paraná

Desde março, o Lacen do Paraná já realiza o teste triplo para dengue, zika e chikungunya. Mas não se trata de um kit pronto, como o que está em desenvolvimento no IBMP. O método utilizado pelo Lacen-PR ainda depende da experiência dos profissionais do laboratório e também está na categoria dos testes “in house”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]