• Carregando...

Independentemente das discussões na Câmara dos Deputados, outras propostas similares seguem em tramitação avançada no Senado. Duas delas estão prontas para ir a plenário, independentemente dos resultados na Câmara. Juristas consultados pela Gazeta do Povo consideram possível que mais de uma seja aprovada e passe a vigorar, endurecendo as penas previstas para adolescentes que cometam atos infracionais.

“Propostas são aberrações”, classifica promotor do MP-PR

Leia a matéria completa

A primeira proposta que deve ser apreciada no Senado é o Projeto de Lei (PLS) 333/2015, do senador José Serra (PSDB-SP). Já incluída na ordem do dia, a propositura pretende alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ampliando o tempo de internação para até dez anos para jovens que tenham cometido crimes hediondos.

A proposta prevê a criação de um terceiro sistema de ressocialização – o Regime Especial de Atendimento – onde os infratores cumpririam as penas. Seria uma espécie de modelo intermediário, entre os centros socioeducativos e o sistema prisional.

Enquanto Câmara vota a idade penal pelo segundo dia, Senado pisa no freio

Leia a matéria completa

O outro dispositivo é a PEC 33/2012, que possibilitaria que jovens maiores que 16 anos fossem responsabilizados criminalmente, em caso de crimes hediondos, terrorismo e tráfico de drogas. Para isso, o Ministério Público precisaria pedir que o adolescente fosse julgado como um adulto. A proposta é do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP).

Especialistas em direito constitucional consultados pela Gazeta do Povo apontaram que, juridicamente, as proposituras podem ser aprovadas de forma independentemente, acumulando as leis que pesam sobre os adolescentes. “A aprovação de uma [proposta] não exclui a outra. Eu posso, por exemplo, ter uma lei que reduz a maioridade penal e, ao mesmo tempo, aprovar uma lei que amplia o período de internação”, disse o advogado Marcelo de Oliveira Figueiredo Santos, presidente da comissão de direito constitucional da OAB-SP.

Inconstitucionalidades

Apesar disso, os juristas consideram que ambas as PECs (a 171/1993 e a 22/2012), se aprovadas, devem enfrentar uma série de recursos quanto a constitucionalidade das propostas. O tema, acreditam os especialistas, só seria pacificado no Supremo Tribunal Federal. “A grande questão é avaliar se esses textos ofendem ou não a Constituição, se não há uma grande incoerência. Mesmo se as PECs fossem aprovadas, nada impede um controle a posteriori pelo Judiciário, por meio do Supremo”, avaliou o advogado Nestor Castilho Gomes, professor da Academia Brasileira de Direito Constitucional.

Um dos principais argumentos é de que a maioridade seria uma cláusula pétrea da Constituição e que, portanto, não poderia ser alterada. “Há uma linha de pensadores que diz que a fixação da maioridade em 18 anos é uma proteção do ‘menor’ derivada da Constituição e que não poderia ser mudada por meio de uma emenda”, explicou Figueiredo Santos.

No Senado

As duas propostas que tramitam no Senado já passaram pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e estão prontas para ir a plenário. Saiba o que cada uma prevê:

PLS 333/2015

Do senador José Serra (PSDB-SP)

Altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ampliando o tempo de internação para até dez anos, em caso de crimes hediondos. Neste caso, as medidas socioeducativas seriam cumpridas em um estabelecimento próprio – o Regime Especial de Atendimento –, não em unidades do sistema prisional.

Tramitação: já incluído na ordem do dia.

PEC 33/2012

Do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP)

Altera a Constituição, possibilitando a imputação penal de adolescentes maiores de 16 anos e menores de 16 anos, em caso de crimes hediondos, terrorismo e tráfico de drogas.

Os jovens também poderão ser penalizados em caso de reincidência na prática de lesão corporal grave ou roubo qualificado. Caberá ao Ministério Público pedir que o adolescente seja julgado como maior de idade.

Tramitação: aguarda inclusão na ordem do dia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]