• Carregando...
 | Divulgação/
| Foto: Divulgação/

Os professores da Escola Municipal Rui Valdir Pereira Kern, do município de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, realizam trabalhos criativos e estão sempre aparecendo na coluna Ler e Pensar. Dessa vez a escolhida foi a professora Gabriele Cordeiro. Ela mostrou a importância de trabalhar a educação financeira com os alunos desde pequenos. As atividades foram realizadas com uma turma do 3.º ano, provocaram reflexões e renderam novos saberes.

Ler e Pensar premia professores com projetos inovadores

Leia a matéria completa

Ao manusear o jornal com as crianças e realizar a leitura compartilhada, a professora percebeu o interesse dos pequenos pelas matérias da editoria de Economia da Gazeta do Povo sobre as moedas colecionáveis das Olimpíadas. Além disso, os encartes promocionais dos anunciantes também chamaram bastante a atenção dos alunos.

“Iniciamos a atividade com perguntas: quanto custa o produto anunciado? Quanto precisa para comprar esse produto? Se precisar de troco, terá? E como será feito o cálculo? Em seguida, em grupos, os estudantes pegaram uma folha de sulfite, escolheram cinco produtos, escreveram o nome de cada um deles e colaram moedinhas de papel correspondentes aos valores indicados no jornal”, contou a professora Gabriele.

Introdução à matemática

Para realizar os cálculos de valores, os alunos receberam lições de matemática e do sistema monetário utilizando moedas de papel confeccionadas pela docente. Após o uso, esse material se transformou em um cartaz informativo com os valores descritos de cada moeda e cédula existente no Brasil. A professora relatou que também houve espaço para discutir o uso do dinheiro.

“A confecção do cartaz foi um momento importante, os alunos visualizavam os valores em numeral e por extenso e assim pudemos conversar sobre as cédulas, qual vale mais, qual vale menos e assim sucessivamente com as moedas”.

Para encerrar a atividade, e saciar a curiosidade das crianças, Gabriele comentou sobre os animais que aparecem em cada cédula, todos símbolos da fauna brasileira, assim o trabalho terminou de maneira divertida. Cada um foi encorajado a desenvolver a sua própria cédula, explicitando o valor, o animal estampado e o motivo da escolha. Os pequenos, como era de se esperar, realizaram trabalhos repletos de criatividade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]