• Carregando...

Vídeo: saiba mais sobre a neve no RS

O município de Pinheiro Machado, no Sul do Rio Grande do Sul, foi surpreendido pela neve nesta sexta-feira (5). Desde as 9h, a neve caía fininha, mas a partir das 13h, os flocos aumentaram de tamanho e são visíveis em toda a cidade.

"Estamos surpresos. Aqui volta e meia neva, mas nesta quantidade, nunca vi", conta o policial militar Augusto Souza Farion, que mora há 20 anos na cidade.

A Central de Meteorologia informou no início da tarde desta sexta-feira que também há registro de queda de neve granular na região da Campanha e na Serra do Sudeste.

Segundo meteorologistas, a neve se deve à associação de uma frente fria ao ar frio de origem polar. Isso provoca a queda de neve granular, que se caracteriza pela precipitação de grãos de gelo muito pequenos - com diâmetro inferior a um milímetro, brancos e opacos, achatados e alongados, ou também pelotas de gelo (conhecido como sleet).

Devido ao avanço do frio intenso sobre o Estado e à manutenção da umidade, o fenômeno poderá se repetir em outras regiões, inclusive na Região Metropolitana de Porto Alegre.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]