• Carregando...
 | Pixabay/Divulgação
| Foto: Pixabay/Divulgação

O governo federal lançou em dezembro de 2016 um novo edital do Programa Mais Médicos - dessa vez, apenas para brasileiros. Em todo o país, 1.378 vagas foram disponibilizadas. Dessas, 900 eram anteriormente ocupadas por cubanos. No Paraná, 77 vagas foram ofertadas, mas, em primeira chamada, apenas 48 médicos se apresentaram para o trabalho – o que corresponde a 62%.

Uma segunda chamada foi ofertada para as 29 vagas remanescentes e outras 14 vagas foram abertas no estado. Hoje, há 43 vagas disponíveis no programa Mais Médicos no Paraná.

O Programa Mais Médicos foi criado em 2013 ainda no governo da ex-presidente Dilma Rousseff e trouxe uma grande quantidade de médicos estrangeiros - cubanos, em sua maioria - para atuar principalmente no interior e regiões de periferia.

Com a mudança de governo, o Ministério da Saúde mudou a estratégia do programa. Os brasileiros têm prioridade ao fazer a inscrição e selecionar os municípios em que preferem atuar. De acordo com o ministério,os profissionais que não conseguem as vagas nos municípios mais concorridos tem uma nova chance, com a abertura de uma segunda chamada, que também só é aberta para brasileiros. “Aqueles que não conseguem vaga em suas escolhas – o que ocorre com profissionais que selecionam apenas municípios muito concorridos – têm oportunidade de escolher novamente, na 2.ª chamada, opções de município entre aqueles com vagas disponíveis”, diz o Ministério da Saúde em nota.

Os médicos brasileiros formados no exterior só poderão participar se os brasileiros formados em território nacional não preencherem todas as vagas. Os estrangeiros, de acordo com as novas regras do programa, só entram depois que os médicos brasileiros formados no exterior não preencherem as vagas.

Na primeira etapa do programa Mais Médicos, ainda no governo Dilma em 2013, o Paraná chegou a receber 234 médicos estrangeiros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]