• Carregando...
Sala de Situação instalada na prefeitura, de onde Rafael Greca poderá acompanhar as demandas dos curitibanos. | Brustolin/Agência  Curitiba de Desenvolvimento
Sala de Situação instalada na prefeitura, de onde Rafael Greca poderá acompanhar as demandas dos curitibanos.| Foto: Brustolin/Agência Curitiba de Desenvolvimento

Rafael Greca voltará ao trabalho após a alta hospitalar nesta segunda-feira (9) com um novo “brinquedo” à sua disposição, uma espécie de sala de controle do município. Chamada de Sala de Situação, o ambiente, com paineis que mostram em tempo real as demandas da Central 156 e as imagens de 500 câmeras instaladas pela cidade, foi instalado junto ao gabinete do prefeito recém-empossado. Na sequência, o local também poderá integrar informações relacionadas a trânsito, transporte coletivo, nível dos rios, semáforos, defesa social, saúde, educação e urbanismo.

Greca recebe alta, mas só volta à prefeitura na semana que vem

Leia a matéria completa

A central foi instalada pela Agência Curitiba de Desenvolvimento com ao apoio do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). Segundo a prefeitura, as dúvidas e solicitações dos moradores e a evolução de um índice de satisfação dos serviços prestados pelo município serão atualizadas a cada três segundos. Os gestores de cada área receberão alertas automáticos sempre que o índice estiver baixo.

De acordo com Fernando Matesco, do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), o objetivo da sala é dar informações para que a prefeitura aja de forma ainda mais pró-ativa. “A prefeitura sempre trabalhou com B.I [Business Intelligence – um processo de coleta, análise e organização de informações]. Mas agora estamos tentando dar algo em tempo real”, afirmou.

Matesco explica que são as informações coletadas nas unidades básicas de saúde ou pelos guardas municipais, por exemplo, que poderão ser transformadas em gráficos para embasar a equipe do prefeito na tomada de decisões.

“A maior parte faz parte das informações que o município já utiliza. A ideia é extrair esses dados e transformar em informações lógicas para que o prefeito possa bater o olho em um gráfico e saber onde determinado serviço não está bem. A partir dali, ele poderá filtrar ainda mais as informações para saber por que aquela rua ou aquele bairro e região não estão bem”, explica Matesco

A prefeitura informa que não foram empregados recursos financeiros na instalação da sala porque todos os equipamentos já estavam à disposição do município. O prazo para que todas as funcionalidades da Sala de Situação estejam à disposição de Greca é de 120 dias.

Estado

Serviço similar ao que Greca irá dispor já funciona no governo do estado. O governador Beto Richa e os secretários têm à disposição um sistema chamado Rede Executivo instalado em seus tablets e smartphones. Nele, o executivo estadual pode monitorar desde índices de execução de projetos feitos em parceria com os municípios até alertas da Defesa Civil.

Um exemplo prático da utilização dessa ferramenta ocorreu durante as fortes chuvas que atingiram o Oeste do estado, em outubro passado. Na ocasião, pelo menos 14 mil imóveis foram danificados pela tempestade e Richa utilizou o serviço fornecido pela Celepar para ser informado em tempo real sobre a situação dos moradores da região do Porto Meira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]