• Carregando...

Além do problema que se desenha nas penitenciárias, as delegacias da Região Metropolitana de Curitiba seguem superlotadas. Levantamento realizado pela Gazeta do Povo mostra que, entre os dias 4 e 7 de maio, havia 322 detentos nas delegacias de São José dos Pinhais, Colombo, Campo Largo, Araucária, Pinhais, Piraquara e Fazenda Rio Grande. Porém, se somadas as capacidades das celas de cada distrito, caberiam apenas 124 pessoas, ou seja, quase três vezes acima da capacidade.

O problema mais crônico está em São José dos Pinhais, cuja delegacia comporta 105 detentos para um espaço de 24 presos. Na última semana de abril, uma fuga foi registrada em que 18 detentos escaparam da carceragem. Da mesma forma, quatro presos fugiram da Delegacia de Colombo, que, durante o levantamento, estava com 45 presos, para um espaço destinado a 24 pessoas.

Segundo a Sesp, por semana são abertas pelo menos 100 vagas no sistema penitenciário. Entretanto, os presídios não recebem presos apenas das delegacias, mas também da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). A secretaria ainda afirma que o sistema não recebe somente presos das delegacias da RMC, mas de todo o estado.

O critério para a retirada dos presos das delegacias, segundo a Polícia Civil, é a antiguidade, ou seja, os presos que estão a mais tempo nas celas vão para as penitenciárias e casas de custódia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]