• Carregando...
Movimento impactaria a fiscalização do sistema de transporte | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Movimento impactaria a fiscalização do sistema de transporte| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Com o prazo dos pagamentos dos trabalhadores da Urbs e da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) no limite final, o Sindiurbano-PR, que representa a categoria, adiantou que a classe pode paralisar os serviços nesta quinta-feira (26). Segundo a entidade, a única condição para que a greve não ocorra é a realização dos depósitos salariais até às 23h59 desta quarta (25), data definida pelo acordo coletivo como o dia oficial dos pagamentos da categoria.

Presidente do sindicato, Valdiner Mestriner diz que, caso a paralisação ocorra, serão afetados serviços como fiscalização e gerenciamento de trânsito, emissão de cartão transporte e de isenções tarifárias, e limpezas de equipamentos públicos. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Urbs afirmou que os pagamentos serão depositados no prazo previsto, o que descartaria o movimento.

Em setembro, trabalhadores vinculados ao Sindiurbano-PR aprovaram uma proposta que dá direito ao sindicato de definir indicativo de greve na iminência de atrasos salariais. Por isso, não é necessário convocar assembleias diferentes em cada uma das vezes que há previsão de atraso de pagamento.

“O trabalhador fica naquela eterna dúvida ‘será que vai ter o salário?’. E, para nós, não existe nenhum fato que demonstra que a empresa tem dificuldades financeiras. Não encontramos justificativas para isso”, diz o diretor.

No total, 1,5 mil trabalhadores são atualmente vinculados a Urbs e a Setran. A maioria deles (900) são da empresa que gerencia o sistema de transporte da capital. A categoria, no entanto, não engloba motoristas e cobradores, o que quer dizer que a circulação de ônibus não será afetada. A última greve da categoria foi em julho deste ano. O movimento afetou estacionamento rotativo e a emissão de cartão transporte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]