• Carregando...
Juninho e a mãe, Elza, já se cadastraram para receber o sinal de internet em casa | Brunno Covello/Gazeta do Povo
Juninho e a mãe, Elza, já se cadastraram para receber o sinal de internet em casa| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

Conexão

Primeiras antenas serão vendidas com desconto

Apesar de o sinal ser gratuito, para ter acesso à internet o morador precisará adquirir o kit receptor, composto por uma antena específica e já configurada para a recepção do sinal. Os kits estão à venda no Clube de Mães. Os primeiros 20 kits estão em promoção, com desconto de 50%, sendo vendidos por R$ 150. Dentro desse valor já estão incluídas as taxas de visita técnica e instalação.

"Muitas famílias estão se programando para comprar as antenas. Mas antes cada uma tem que colocar as contas em dia", brinca a presidente do Clube de Mães, Irenilda Arruda. Segundo ela, cerca de 500 pessoas já foram à instituição para pedir informações sobre o projeto.

José Marinho, diretor da empresa RCD, espera que a internet gratuita se reverta gradativamente em geração de renda para os moradores. "A ideia é que com o site da comunidade e o sinal gratuito, as pessoas busquem qualificação profissional e novas oportunidades de emprego", reforça.

Inscrição

Os moradores que tiverem interesse em adquirir o serviço de internet gratuita deverão comparecer ao Clube de Mães, localizado na Avenida Comendador Franco, 681, com o documento de identidade, CPF e um comprovante de residência. No local, será feito um cadastro e passadas as orientações quanto aos equipamentos necessários para a recepção do sinal, que entregará 256 kilobytes por segundo (Kbps) para cada família. Para mais informações, os moradores podem entrar em contato pelo e-mail contato@vilatorresdigital.com.br.

Juninho não esconde a ansiedade. Conta cada minuto que falta para poder acessar a internet em sua casa, na Vila das Torres, em Curitiba. Não à toa. O que para muitos é algo normal, para Agnaldo Martins Júnior e sua mãe, Elza, de 40 anos, é um tormento. Para fazer pesquisas escolares, buscar uma receita de panqueca ou passar o tempo em jogos on-line, os dois precisam ir até o Clube de Mães da vila ou apelar para a boa vontade dos vizinhos, que emprestam o cabo da internet de vez em quando.

O empenho na hora de acessar a rede deve mudar a partir de hoje. Elza e Junior fazem parte das primeiras famílias beneficiadas pelo programa Vila Torres Digital, que será lançado no Clube de Mães. Além de disponibilizar o acesso à internet, a iniciativa contará com um portal de comunicação voltado aos moradores. A expectativa é que, juntas, essas ferramentas possam contribuir para o desenvolvimento da região onde moram cerca de 9 mil pessoas, muitas vezes estigmatizadas pela pobreza e violência.

O principal meio de comunicação do projeto será o site http://vilatorresdigital.com.br/, que visa promover o desenvolvimento social através da inclusão digital. No site, que será a primeira página vista pelos internautas, já é possível ouvir a rádio comunitária da região. "Com o site o pessoal vai poder colocar classificados, as notícias locais e mostrar as iniciativas boas do lugar", resume Elza, que já faz outros planos. "Agora que teremos internet, meu sonho é ter um notebook e poder me conectar em outros lugares da casa". Hoje o computador fica no quarto do filho.

Parceria

O projeto é fruto de uma parceria entre o Clube de Mães da Vila das Torres e as empresas By Air Brasil, responsável pela infraestrutura, manutenção e liberação do sinal de internet, e RCD – Sistemas de Comunicação, que possui a tarefa de manter a estrutura de comunicação da vila ativa, produzindo matérias e notícias para o portal.

A previsão da presidente do Clube de Mães, Irenilda Arruda, é ter até o final do ano pelo menos 100 famílias com sinal gratuito de internet. "A gente trabalha com a ideia de cidadania plena. Todos os moradores poderão ter acesso à internet, que oferece, por exemplo, informação, cursos on-line e novas oportunidades de emprego. É uma forma de inserção social e de inclusão digital", ressalta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]