• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Após três horas de discussões, a maioria dos estudantes universitários decidiu, na noite desta quarta-feira (26), ampliar a ocupação da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O prédio Dom Pedro II, nas proximidades da Rua Doutor Faivre, também será tomado. A decisão ocorreu em assembleia geral realizada no pátio do campus.

Até o momento, apenas o Dom Pedro I, perto da Rua General Carneiro, havia sido tomado. O campus é formado pelos dois prédios em que há atividades acadêmicas e o edifício administrativo. Houve votação para a ocupação do gabinete do reitor, mas essa questão foi derrotada por uma diferença de quase cem votos. A possibilidade de desocupar o campus não esteve na pauta de votações desta noite.

Aproximadamente 1,1 mil alunos participaram da reunião em que foi decidido o futuro do movimento iniciado na segunda-feira (24). Os universitários contrários à ocupação argumentaram que não haveria quórum na assembleia. O estatuto do Diretório Central dos Estudantes (DCE) diz, porém, que é necessário que haja 3% dos estudantes presentes na votação. O número mínimo seria de 1050 alunos, segundo as contas feitas no local nesta noite, e havia 1088.

Discussões acaloradas entre os grupos favoráveis e contrários à ação marcaram a assembleia. Antes de efetivamente votarem, houve 50 falas de estudantes, os quais apresentaram os argumentos dos dois lados da questão.

A ação na Reitoria ocorre em apoio aos estudantes secundaristas que ocupam escolas estaduais, em solidariedade aos servidores da universidade que estão em greve e também contra a PEC 241, que limita os gastos públicos.

Piquetes e greve

A maioria dos universitários também votou pela realização de piquetes em todos os campus da UFPR, para impedir a entrada daqueles que são contrários ao movimento. Os alunos da instituição também decidiram entrar em greve a partir desta quinta-feira (27).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]