• Carregando...
A cor e o tecido fazem a diferença para se manter fresco o dia todo | Hugo Harada/Gazeta do Povo
A cor e o tecido fazem a diferença para se manter fresco o dia todo| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Verão começa com baixa no movimento

O movimento de turistas no Litoral do Paraná ficou abaixo da média ontem, primeiro dia de verão. A expectativa é de alta a partir do próximo sábado. A comerciante Simone Lense, de Guaratuba, notou queda de 40% do público em comparação ao mesmo período do ano passado. Em uma banca de peixe, a comerciante Sheila Regina Araújo espera mais turistas para a semana do Ano Novo. "Depois do Natal, o movimento sempre cresce." A comerciante Maria Bernadete Muziol e o marido, o motorista Claudio Marchanek, escolheram a praia do Morro do Cristo para aproveitar o primeiro dia de verão. A praia é um programa de família há décadas para a contadora Thaís Augusto de Oliveira. "Minha mãe me trazia na praia do Morro do Cristo quando eu era pequena. Agora eu trago a minha filha. A estrutura melhorou bastante", diz.

Os dias mais quentes do ano pedem uma série de formas de se proteger do sol e do calor. Protetor solar, bonés, chapéus, roupas de algodão, sapatos frescos e confortáveis, óculos de sol, entre tantas outras sugestões. As roupas e acessórios fazem toda a diferença tanto para proteger quanto para apresentar as tendências da estação.

Embora não faça parte dos costumes de boa parte dos brasileiros, os chapéus se tornaram indispensáveis. "Precisa se tornar comportamento, porque se tornou o item mais importante", explica Claudia Piantini, designer de moda e analista em comportamento da imagem.

A cor e o tecido da roupa fazem toda a diferença para quem gosta de se manter fresquinho o dia todo. Roupas mais claras refletem a luz do sol, as mais escuras absorvem, dando sensação de abafamento.

"O algodão, esses tecidos furadinhos, leves são os mais frescos e são confortáveis. E tem os tecidos inteligentes que minimizam o suor, fazendo com que as pessoas se sintam bem", segundo a analista.

Nos pés, sapatos abertos são a tendência por permitirem a respiração da pele. As rasteirinhas e sapatilhas estão entre as preferidas do público feminino. "A rasteirinha eu uso sempre, é confortável, eu me sinto bem. O chapéu é proteção mesmo, e ainda ajuda a compor o visual", diz a autônoma Denise Veiga.

O passeio na praia é sempre com muito conforto também para a estudante Aline dos Santos. "Meu look na praia é mais confortável com tecidos leves e rasteirinha. Na minha cidade não posso usar isso porque seria criticada, mas na praia é o melhor."

As roupas e sapatos ideais para o litoral também devem mostrar sustentabilidade. "O que está em alta é usar algo que não é fruto de uma destruição, nada precisou ser acabado para que eu tivesse aquela peça", lembra Claudia Piantini.

Tendências

As tendências para o verão, além da sustentabilidade, são de roupas coloridas, leves e que valorizem a personalidade de cada pessoa. "Seria triste sair na rua e encontrar todo mundo igual", diz a designer. Segundo ela, as texturas, animal print, vestidos e saias de qualquer comprimento, as blusas com decote canoa (que mostram os ombros) são as peças que não podem faltar nos guarda-roupas femininos. "Poás, saia lápis e tons preto e branco vão trazer uma releitura dos anos 70", completa.

Para os homens, as camisas coloridas também vão estar em alta, acompanhadas de bermudas em tons mais claros e de peças em xadrez mais fino.

Previsão de chuva

A previsão do tempo é de chuva para hoje e amanhã no Litoral do Paraná, segundo o Instituto Simepar. A máxima deve chegar a 26°C.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]