• Carregando...

Balneabilidade

Dois pontos continuam impróprios para banho

Gisele Eberspächer, especial para Gazeta do Povo

Segundo o sexto boletim de balneabilidade da temporada, divulgado ontem pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), dois dos 45 pontos de praia estão impróprios para banho. São eles a Praia de Encantadas, na Ilha do Mel, e Caieiras, em Guaratuba. Esse resultado é o mesmo das últimas duas semanas.

As coletas de amostras são feitas nas segundas e terças-feiras e os resultados são válidos por uma semana.

Os locais impróprios para banho apresentam uma concentração maior das bactérias Escherichia coli (E.coli) da permitida pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), podendo causar alergias na pele e problemas gástricos em caso de ingestão.

Os veranistas podem identificar os locais impróprios pelas bandeiras vermelhas instaladas pelo IAP. Os locais próprios para banho foram indicados com bandeiras azuis.

Rios

Além dos 45 pontos de mar, são monitorados também cinco pontos de rio, dos quais dois encontram-se impróprios: Ponta da Pita, em Antonina; e os rios Nhundiaquara e Marumbi, em Morretes.

Mapa da balneabilidade do litoral do Paraná na temporada 2013/2014

Confira quais pontos - dos 47 avaliados - estão próprios e impróprios para banho nas praias do PR e nos rios do litoral

Além de se refrescar do forte calor com um bom banho de mar, veranistas que estão no litoral poderão aproveitar algumas opções de lazer programadas para o último fim de semana de janeiro. Alternativas há para todos os gostos, desde atividades físicas na orla, oficinas de surf e show, até uma festa religiosa.

No balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná, a diversão à beira mar fica por conta do projeto Pontal + Verão 2014, promovido pela prefeitura. Para esta manhã, estão previstas partidas de vôlei de praia, além de aulas de ginástica, no palco verão, e atividades recreativas. À tarde, haverá brincadeiras com as crianças e apresentações de dança e música.

Durante todo o fim de semana, estão programadas caminhadas na praia, nos dois períodos do dia, com o acompanhamento de um professor de educação física. Amanhã, além das atividades de esporte e recreação, haverá um desafio das ondas, de manhã e à tarde. "Não é surf, é uma gincana de quem quebra mais ondas", explica o secretário de meio ambiente de Pontal, Sérgio Luiz Cioli.

Para a galera que quer unir esporte e sustentabilidade, uma boa pedida é a oficina de pranchas ecológicas, no Pico de Matinhos. A partir das 9h30 de hoje, veranistas de mais de 10 anos de idade podem aprender, gratuitamente, a fazer pranchas em garrafas pet. As atividades param na hora do almoço e prosseguem das 14h30 às 17h30. Amanhã, também às 9h30, haverá tira-dúvidas e experimentação das pranchas fabricadas na oficina.

Das 50 vagas abertas, 20 foram destinadas a ex-usuários de drogas de uma instituição do balneário Saint-Etienne. O objetivo é promover a integração desses jovens com a sociedade. Após a oficina, haverá sorteio de pranchas para os presentes. Não é necessário levar materiais, mas quem tiver garrafas pet em casa pode contribuir.

Teatro Mágico

Aos que não dispensam uma badalação, a Hydra House (Rua Alvorada, 620), de Matinhos, oferece um show com o Teatro Mágico. A casa abre às 22 horas e a apresentação está marcada para a meia noite. As entradas antecipadas custam R$ 36 e podem ser adquiridas na Hydra, no Caiobá Atlântica Shopping, na sorveteria Vêneto de Guaratuba, nos shoppings curitibanos Palladium, Mueller e Estação ou pela internet, no http://www.diskingressos.com.br/. Informações pelo telefone (41) 3473-4440.

Novena e fandango

A tradicional festa de Nossa Senhora dos Navegantes, na Ilha dos Valadares, em Paranaguá, que teve início ontem com uma missa, prossegue por todo o fim de semana. As comemorações começam sempre às 19h30, com missa, seguida de novena. Mais tarde, há rodadas de bingo, apresentações de fandango, shows musicais e barracas de comidas típicas.

Uma das maiores de Paranaguá, a festividade ocorre em frente ao Mercado Municipal. "A novena termina em 1.º de fevereiro e, no dia 2, há uma procissão marítima", explica o padre Binu Joseph. Informações pelo (41) 3422-5165.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]