• Carregando...

Um homem que auxiliava o Corpo de Bombeiros no resgate a um grupo de turistas morreu, na noite de domingo (17), após cair em um poço próximo ao Parque Estadual da Serra da Baitaca, entre Quatro Barras e Piraquara, na região metropolitana de Curitiba. Rodrigo Wandembruck, de 33 anos, havia se apresentado ao 6º Grupamento de Bombeiros, de São José dos Pinhais, após saber, pelo rádio amador, que três pessoas haviam se perdido na mata. Ele sofreu traumatismo craniano e não resistiu aos ferimentos.

O episódio de fim trágico começou por volta das 11 horas do domingo, quando Marcelo Luís Beck, de 37 anos, Alcides Barbosa Júnior, 56, e a filha dele, Madie Barbosa, 21, decidiram percorrer uma trilha no Parque da Baitaca, e acabaram se perdendo. "Eles não estavam no caminho tradicional, percorrido pelos turistas, que leva ao Morro do Anhangava", conta o major Samuel Prestes, do Grupo de Operações e Socorro Tático do Corpo de Bombeiros (Gost), que participou da busca. "Não sei se acidentalmente ou não, eles foram por um trecho alternativo, fora do parque, que parece ter sido aberto artesanalmente", relata.

O grupo acionou o Corpo de Bombeiros pelo 193, por volta das 18 horas. Wandembruck então se apresentou, voluntariamente, ao 6º Grupamento de Bombeiros, que, junto com o Gost, faria o trabalho de resgate. "Ele disse conhecer bem a região e, nestes casos, toda a ajuda é bem-vinda", diz o major Prestes.

"Durante o percurso de chegada até o local onde o grupo estava perdido, esse voluntário demonstrou que realmente conhecia a região", relata o bombeiro. "Porém ele se deixou levar pela emoção e, na pressa, acabou caindo no buraco". Segundo Prestes, o poço estava seco, ficava às margens do caminho que percorriam e tinha cerca de 10 metros de profundidade. Wandembruck morreu na hora, por volta das 19h15.

As vítimas continuaram a conversar com os bombeiros por telefone e acabaram resgatadas poucos minutos depois, sem qualquer ferimento. "Os três estavam em frente a uma pedreira, de onde não conseguiriam chegar a qualquer lugar sozinhos", diz Prestes.

Cuidados

Para evitar acidentes como o que vitimou Wandembruck, o gerente do Parque Estadual da Serra da Baitaca, Cacilde Francisco da Silva, alerta que nenhum aventureiro amador deve utilizar trilhas não sinalizadas. "Temos todo um percurso com postos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) dentro do parque, que é absolutamente seguro", diz. "Se o trecho for seguido à risca, não há perigo para os aventureiros", afirma. "No parque, nos últimos três anos tivemos apenas duas situações de acidente, e em ambos os casos as vítimas haviam saído da trilha", relata.

Segundo Silva, se o turista utiliza trilhas sinalizadas, não há necessidade de guias ou orientações de profissionais especializados. "Basta pedir informações ao IAP ou ao Corpo de Bombeiros antes do passeio, que recomendações específicas para a trilha são repassadas", conta. "Quando o passeio é por um local desconhecido, no entanto, é imprescindível o acompanhamento de alguém que conheça a região e que tenha noção de resgate e primeiros socorros", orienta.

O major Samuel Prestes, do Corpo de Bombeiros, lembra que é preciso ter cautela e agir racionalmente em momentos de perigo. "No caso do último domingo, mesmo o voluntário que conhecia bem a região acabou se acidentando por agir pela emoção", explica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]