• Carregando...
App Meu Deputado permite ao cidadão acompanhar como deputados federais gastam as verbas e até os projetos apresentados e aprovados na legislatura. | Justin Sullivan/AFP
App Meu Deputado permite ao cidadão acompanhar como deputados federais gastam as verbas e até os projetos apresentados e aprovados na legislatura.| Foto: Justin Sullivan/AFP

Desde 2009, a Lei da Transparência busca manter aos olhos da sociedade todas as ações e gastos do poder público. Apesar de a lei permitir a consulta de todos os dados públicos que dizem respeito principalmente aos gastos feitos com dinheiro público, o acesso aos dados muitas vezes não é simples. Pensando nisso, os estudantes do Brazilian Education Program for iOS Development (BEPiD) – programa para capacitação em tecnologias iOS da PUC do Rio Grande do Sul (PUC-RS) – resolveram facilitar a vida de quem quer fiscalizar os gastos das verbas parlamentares.

Pelo aplicativo Meu Deputado, é possível verificar como cada um dos 513 deputados federais que integram a Câmara de Deputados gastam os recursos.

No aplicativo, é possível ver como e com o que cada deputado gastou as verbas indenizatórias destinadas ao pagamento de despesas com passagens aéreas, transporte, alimentação e aluguel de escritórios. Além disso, é possível comparar a atuação de até cinco parlamentares no que diz respeito não só ao gasto das verbas, mas também ao número de projetos apresentados e aprovados durante a legislatura.

Expansão

O aplicativo Meu Deputado está disponível para a plataforma iOS ou seja, para Iphone ou Ipad, mas os desenvolvedores buscam expandir o projeto e disponibilizar o aplicativo também para Android. De acordo com Dias Júnior, a ideia é fazer com que o app seja atualizado de forma mais rápida também – mas, para isso, é preciso recursos.

O usuário também pode fazer um teste e verificar qual parlamentar pensa mais parecido com ele e marcar como favoritos os deputados para acompanhar mais de perto o que é realizado por ele dentro da Câmara. Desde que foi lançado, há pouco mais de um mês, o aplicativo já foi baixado por 15 mil pessoas.

Cláudio Dias Júnior, um dos cinco integrantes da equipe que desenvolveu o app, contou que a plataforma busca aumentar a transparência na política, já que as decisões dos parlamentares afetam a vida de cada um direta ou indiretamente. “Nós buscamos resolver um problema de transparência, facilitar a visualização dos dados para transformá-los em informação”, conta.

Dias Júnior acrescenta que a ideia é traduzir, para uma linguagem mais simples, as iniciativas dos parlamentares e mostrar de forma clara como funciona o dia a dia nos corredores da Câmara dos Deputados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]