• Carregando...
Alexandre Kireeff está em segundo lugar na briga para permanecer na prefeitura de Londrina. | Roberto Custodio/Jornal de Londrina
Alexandre Kireeff está em segundo lugar na briga para permanecer na prefeitura de Londrina.| Foto: Roberto Custodio/Jornal de Londrina

Diferentemente do que ocorre nos cenários estadual e federal, os londrinenses aumentaram em 6% seu grau de satisfação com a gestão do empresário Alexandre Kireeff (PSD) a frente da prefeitura. O aumento pode ser constatado entre as últimas pesquisas do Instituto Paraná Pesquisas, entre fevereiro e dezembro deste ano. Hoje, porém, essa aprovação não seria suficiente para reelegê-lo.

De acordo com a pesquisa realizada pelo instituto com 795 eleitores, o médico e deputado federal pelo PP Marcelo Belinati conta com 34,5% das intenções de voto – 6,8% a frente do atual prefeito, que aparece na segunda colocação. Belinati, que é sobrinho do ex-prefeito de Londrina Antônio Casemiro Belinati, também venceria em um eventual segundo turno disputado contra Kireeff.

Nas últimas eleições municipais, o atual prefeito contou com uma virada no final da disputada eleitoral para assumir a principal cadeira da prefeitura londrinense. Na ocasião, Kireeff havia obtido 25,27% das intenções de voto no primeiro turno ante 45,39% de Marcelo Belinati. No segundo turno, a vitória veio com 50,53% dos votos.

Dessa vez, entretanto, a pesquisa realizada pelo Paraná Pesquisas mostra ligeira vantagem para Belinati em um eventual segundo turno: 43,1% contra 39,1%. Nesse cenário, 17,7% disseram que não sabia ou não votaria em nenhum dos dois.

O apoio a Belinati é mais alto na população com menor grau de escolaridade e menor salário. Entre aqueles que têm apenas o ensino fundamental completo, o apoio ao deputado do PP é de 51,4%. Belinati teria o voto de 54% dos que declararam ganhar até R$ 1.446 mensais. Esses porcentuais se invertem a favor de Kireeff conforme a renda e a escolarização sobem.

Em contrapartida a predileção dos entrevistados por Belinati, o índice de aprovação da gestão de Kireeff nunca foi tão alto. O atual prefeito de Londrina obteve seu maior grau de aprovação medido pelo instituto em junho de 2013 (57,3%). De lá até aqui, o índice dos que o aprovam teve ligeira queda em três pesquisas seguidas. Mas voltou a subir na pesquisa deste mês, atingido 58% nessa última pesquisa.

Assim como no restante do estado, londrinense desaprova Dilma, Cunha e Richa

Assim como já demonstrado em pesquisa recente com abrangência estadual, o londrinense anda descontente com a presidente Dilma Rousseff (PT), com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), e com o governador Beto Richa (PSDB).

O levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisa mostrou que 87,2% desaprovam Dilma – o maior índice desde junho de 2013. A desaprovação supera 80% em todos os níveis de escolaridade e de renda. A pesquisa também mostrou que 66,2% dizem querer o impeachment da presidente da república – mesmo patamar observado no cenário estadual.

Londrinense, o governador Beto Richa também não é bem avaliado em sua cidade natal. Um em cada quatro entrevistados disseram desaprovar a gestão de Beto Richa – mesmo patamar observado na pesquisa estadual. A desaprovação a Richa é alta em todos os níveis, mas cresce ainda mais entre os entrevistados com maior renda e escolaridade. No campo legislativo, 84,7% disseram querer o afastamento do deputado Eduardo Cunha. As entrevistas foram realizadas entre os dias 9 e 12 de dezembro. A margem de erro é de 3,5 pontos porcentuais, e o grau de confiabilidade é de 95%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]